Doenças A a Z

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

Z

A síndrome de Zellweger é uma doença rara, congénita, caracterizada pela redução ou ausência de peroxissomas nas células do fígado, rins e cérebro.

A zigomicose, também chamada de mucormicose, é uma infecção fúngica rara, mas altamente invasiva que tem como agente etiológico, fungos. Normalmente estes fungos habitam o solo e folhas secas encontradas no chão, sendo que a infecção resulta da inalação.

Carência do organismo em zinco.
Clinicamente, observam-se lesões na pele junto aos cantos da boca e fossas nasais, onde a pele se torna avermelhada, formando por vezes crosta.

A síndroma de Zollinger-Ellison, ou gastrinoma, está geralmente associada a um tumor das células pancreáticas produtoras de gastrina, uma hormona responsável pela hipersecreção gástrica e pelo aparecimento de úlceras pépticas (gástricas e/ou duodenais) agudas e recorrentes.

A zona (ou herpes zóster) é uma doença infecciosa causada pela reactivação do vírus da varicela, que produz erupções cutâneas muito dolorosas, constituídas por bolhas (vesículas) cheias de líquido, vários anos apó

Zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem (mordidas ou picadas), bem como aquelas transmitidas do homem para os animais.
Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microrganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.

Zoopsia é a visão de animais sob a forma de alucinação.
Trata-se de uma perturbação frequente no decurso de uma intoxicação alcoólica.
Os animais visualizados podem ser aterrorizadores, promovendo ansiedade e apreensão.

Os zumbidos - acufenos ou tinnitus - são um sintoma extremamente perturbador para o doente. Muitos doentes vêm a sua vida completamente alterada por causa do zumbido.