Doenças A a Z

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

R

A raiva é uma infecção viral do tecido cerebral que causa irritação e inflamação deste e da espinhal medula. O vírus da raiva está presente na saliva dos animais infectados. Um animal com raiva transmite a infecção a outros animais ou aos humanos ao morder-lhes ou, por vezes, ao lambê-los.

Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais frequentes da infância em muitos países desenvolvidos.

Doença que se caracteriza por perturbações vasomotoras simétricas das extremidades que evoluem por surtos e cujas fases sucessivas são: isquemia (paragem ou insuficiência do fornecimento de sangue a um tecido ou órgão), cianose dolorosa (coloração azul da pele) e asfixia local com sensação de de

Doença metabólica hereditária degenerativa associada à ausência de um sistema enzimático que, em condições normais, degrada o fitol fornecido pela alimentação (frutas e legumes verdes) e que tem por consequência a acumulação de ácido fitânico no sangue e nos tecidos.

O mesmo que constipação. Infecção viral do revestimento do nariz, dos seios perinasais, da garganta e das vias respiratórias. Em geral, os primeiros sintomas são mal-estar no nariz e na garganta e tosse.

Refere-se a um grupo de afecções, agudas ou crónicas, com origens diversas e muitas vezes desconhecidas, normalmente dolorosas, acompanhadas por tumefacção (aumento de volume) das partes moles e que atinge sobretudo as articulações.

Contracções espasmódicas (contracção involuntária súbita e transitória de um ou mais músculos) dos músculos dilatadores da boca, que concede à face a aparência de riso forçado. Observa-se em certas neuroses e em algumas doenças graves como o tétano.

Rinite alérgica é a inflamação das mucosas da cavidade nasal causada por uma reacção exagerada do sistema imune aos alergénios do ar. O que causa a reacção alérgica não é a acção directa e activa do alergénio, mas sim a resposta exagerada do organismo ao contacto com o mesmo.

Refere-se ao corrimento de sangue pelas cavidades nasais. A hemorragia pode ter uma proveniência que não a mucosa nasal (uma fractura da base do crânio).

Incapacidade para se manter na posição de pé (ataxia estática), com os calcanhares juntos e os olhos fechados, que se traduz por oscilações que podem chegar à queda.

A rubéola é um dos cinco exantemas clássicos da infância (outros são a varicela, sarampo, eritema infeccioso e o exantema súbito). Era uma doença frequente e habitualmente benigna, mas, actualmente em Portugal, devido à vacinação é rara.

A infecção pelo vírus da rubéola durante a gravidez pode levar à infecção do feto com alterações que podem ser muito graves como atraso de crescimento intra-uterino, cataratas, surdez e alterações cardíacas.

Rubor é a vermelhidão da pele que pode ocorrer em qualquer área do corpo, em qualquer extensão, em virtude da dilatação dos vasos sanguíneos e consequentemente, maior fluxo de sangue naquela área. É um dos quatro sinais característicos da inflamação: rubor, calor, dor e tumor.