Benefícios da hidroginástica
Recomendado principalmente para grávidas, idosos e pessoas que sofram de dores nas articulações, excesso de peso e obesidade, é também procurado por todos os que não estão incluídos nestes grupos. As aulas são normalmente colectivas, e contam sempre com o auxílio de um instrutor que orienta os alunos através de planos de treino com diferentes exercícios.
O meio aquático faz com que a redução do peso corporal seja de aproximadamente 90%. Este factor, associado á flutuabilidade e consequente redução de tensões provocadas nas articulações, explica o porquê de ser um desporto com baixo índice de lesões.
Como meio relaxante que é, para além de melhorar o sistema circulatório, a água actua também no combate dos níveis de stress aumentado o sentimento de bem-estar.
A quantidade de lesões nas articulações e traumatismos provocados pela prática de desportos aeróbicos terrestres, levou a que se começasse a explorar mais o meio aquático como alternativa. Para além das lesões causadas pelos impactos nas articulações, qualquer pessoa com problemas articulares estava, desde logo, condicionada à prática de muitos desportos.
Os exercícios praticados são muito semelhantes aos praticados na ginástica convencional, com a diferença que no meio aquático a resistência oferecida pela água é muito maior à do ar. Comparando séries de exercícios iguais, dentro e fora de água, o esforço despendido para a realização dos mesmos é nitidamente maior quando praticados dentro de água.
A utilização de pesos, normalmente utilizada como sobrecarga em desportos fora de água, é substituída por outro tipo de acessórios como as bolas ou fitas elásticas. Ao recorrer a este tipo de acessórios, verifica-se que o aumento da massa muscular se torna num processo muito mais rápido.
Sendo uma modalidade que tem vindo a sofrer um grande desenvolvimento, os tipos de exercícios são bastante diversificados e com fins específicos para as necessidades de cada praticante, independentemente da faixa etária ou da condição física.
Indicada especificamente para pessoas com:
- Dores nos músculos e/ou articulações
- Tendinites
- Contusões e contracturas musculares
- Ruturas e luxações de ligamentos
- Problemas na coluna
- Artrite reumatóide
- Incapacidades físicas diversas
Comprovados que estão os benefícios a nível físico, verificam-se também bastantes a nível psicológico. Exercícios que para alguns seriam muito difíceis, ou mesmo impossíveis de realizar, tornam-se possíveis devido à flutuabilidade dos corpos. Este é sem dúvida um factor que eleva a autoconfiança e consequentemente a autoestima.