Saiba distingui-los

Exercício físico aeróbico e anaeróbico

Atualizado: 
13/08/2019 - 15:34
Aeróbico ou anaeróbico diz respeito ao tipo de metabolismo energético que está a ser maioritariamente utilizado pelo organismo como resposta à actividade física desempenhada.
Mulher a fazer jogging junto a lago

Quando há actividade física, seja ela de maior ou menor intensidade e de curta ou longa duração, o organismo reage de diferentes maneiras adaptando-se do melhor modo às necessidades para um bom funcionamento e desempenho. Para que sejam processos benéficos há que saber como funcionam estes dois tipos de exercícios, o aeróbico e o anaeróbico.

No fundo, a diferença entre os dois está relacionada com a maneira como é produzida energia para o funcionamento dos músculos. No exercício aeróbico o consumo de oxigénio é que gera energia para os músculos. No exercício anaeróbico o oxigénio não é utilizado como fonte de energia, existem sim transformações de substâncias químicas por parte do nosso organismo - chamados processos metabólicos - que vão gerar essa energia.

Exercício aeróbico

No exercício aeróbico, o oxigénio estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, e é utilizado para processar energia para os músculos. Quanto maior for a capacidade do organismo em aproveitar o oxigénio recebido, maior será a produção dessa energia. Os exercícios, contínuos e prolongados, para além de utilizarem uma grande parte dos músculos, melhoram o funcionamento do coração, dos pulmões e do sistema cardiovascular. Caminhar, nadar, andar de bicicleta e fazer jogging são apenas alguns exemplos de actividades aeróbicas.

Exercício anaeróbico

Em Biologia, os seres anaeróbicos são aqueles que podem viver e reproduzir-se na ausência de ar. Logo, o exercício anaeróbico é aquele em que acontecem processos metabólicos para gerar energia aos músculos, não sendo utilizado para esse efeito o oxigénio consumido. Os exercícios são de breve duração e de grande intensidade. São exemplo disso exercícios de velocidade com ou sem carga, como os sprints, os saltos e o arremesso de peso. Exercícios como a musculação também estão incluídos nos anaeróbicos.

Um programa completo de treino deve incluir exercícios de ambos os tipos. Os desportos que proporcionam bem-estar são aqueles que se adequam á forma física de cada um e que vão de encontro às expectativas de cada um. Se por um lado o aeróbico trabalha principalmente o sistema cardiorrespiratório, por outro lado o anaeróbico vai proporcionar um maior desenvolvimento da massa muscular.

Em termos de benefícios, não há nada melhor que fazer uma alimentação saudável e moderada associada a um plano de treino adequado que consista nos dois tipos de exercícios.

Artigos relacionados

Exercício físico ajuda a reduzir o stress e torna-nos mais felizes

Benefícios cardiovasculares do exercício físico

Dançar é terapêutico

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Pixabay