Exostoses ou o “Ouvido de surfista”
As exostoses desenvolvem-se no canal auditivo como uma resposta, quando este é exposto a ambientes em que as temperaturas são mais frias.
Após anos a praticar desportos náuticos com frequência, os ossos do canal auditivo poderão vir a crescer fechando parcialmente ou totalmente o canal auditivo externo. O nome de “ouvido de surfista” provém do facto de serem os surfistas quem tem a maior probabilidade de vir a desenvolver exostoses devido ao tempo que passam dentro de água fria. A taxa de desenvolvimento de exostoses em pessoas que não pratiquem este tipo de desporto, ou semelhante, é muito inferior quando comparada com a dos surfistas.
Apesar de serem os surfistas os mais afectados, a realidade é que as exostoses também se podem desenvolver em pessoas que pratiquem outro tipo de desportos náuticos, como a pesca ou a vela, em que estejam expostas a águas e ventos frios. Praticantes dos mesmos desportos mas em ambientes e águas quentes têm menor probabilidade de desenvolver exostoses.
Normalmente o canal auditivo tem cerca de 5 a 8mm de diâmetro e o que acontece com o desenvolvimento de exostoses, é a redução parcial ou total do mesmo. Um dos primeiros sintomas que se sente é a gradual perda da capacidade auditiva, mas o maior problema são as infecções, que podem acontecer devidas à acumulação de cera, água ou outros detritos no canal auditivo. Devido ao bloqueio do canal, este tipo de infecções não só se tornam mais prováveis de acontecerem como também são extremamente difíceis de serem tratadas.
Factos relacionados com as exostoses:
- Há uma taxa 600% mais elevada de um surfista de água fria desenvolver exostoses comparativamente a um surfista de água quente;
- Um ouvido pode ser mais afectado do que outro, devido à direcção predominante de vento onde se costuma praticar o desporto;
- O desenvolvimento dos materiais utilizados para proteger do frio, como os fatos de surf, fazem com que ambientes mais frios sejam mais suportáveis, o que por sua vez aumenta o risco do desenvolvimento de exostoses;
- Quanto mais frio for o ambiente mais rapidamente se desenvolvem as exostoses.
Tratamento
O tratamento das exostoses é cirúrgico, podendo ser efectuado de duas maneiras.
Uma das cirurgias é feita com um pequena incisão na parte de trás da orelha, em que o excesso de osso é retirado com recurso a uma broca cirúrgica e, o outro tipo de cirurgia, é feito directamente através do canal auditivo, também com recurso a uma broca cirúrgica. Ambas as técnicas requerem de um período de cerca de 4 a 6 semanas de recuperação, sem que haja a prática de qualquer tipo de actividade em águas frias.
Prevenção
As exostoses podem ser evitadas seguindo algumas medidas preventivas, são elas:
- Evitar a prática de desportos náuticos nos casos em que a água se apresente com temperaturas demasiado baixas ou que haja a presença de ventos fortes;
- Utilizar tampões de ouvido próprios para a protecção do canal auditivo, podendo complementar com a utilização de gorros.