Saúde e bem-estar

Meditar com a ajuda do telemóvel

Atualizado: 
07/12/2018 - 18:01
Andy Puddincombe é Inglês e partiu para um mosteiro tibetano, na Índia, para se tornar, ao fim de 10 anos dedicados à prática da meditação, num monge budista. O perito em Atenção Plena – ou mindfulness – garante que bastam 10 minutos por dia para melhorar a sua saúde. Se não acredita, saiba que existe ainda uma aplicação que o pode ajudar. Experimente!

Depois de regressar do mosteiro onde foi ordenado, Andy quis partilhar o conhecimento que adquiriu em 10 anos de treino para que outros pudessem beneficiar da meditação.

Na realidade, o principal objetivo deste perito em mindfulness era “desmistificar a meditação, torná-la mais acessível e benéfica a um maior número de pessoas”.

Em 2006, ao regressar a Londres, tornou-se consultor de meditação. “Comecei as minhas consultas de meditação num consultório com uma abordagem de medicina integrada”, recorda.

De acordo com este especialista, a meditação traz inúmeros benefícios a quem a pratica. Reduzir a ansiedade ou combater a depressão são exemplos do quanto podemos alcançar meditando e que fazem parte da lista de benefícios comprovados cientificamente.

“Há, por outro lado, estudos que se centram nos benefícios fisiológicos, como a melhoria da saúde do coração ou do sistema imunitário”, acrescenta, baseando-se na informação científica disponível sobre o tema.

“A pesquisa científica na meditação cresceu muito nos últimos anos. Existem mais de dois mil estudos científicos que comprovam que o treino de mindfulness tem benefícios significativos”, acrescenta.

Andy revela ainda que a meditação tem impacto em todas as áreas da vida. “Pode ajudar a aumentar a produtividade no trabalho e a performance física no desporto e até trazer a melhoria do sono e níveis de empatia”, afirma.

“Até ajuda a limar as arestas numa relação, porque nos tornamos mais pacientes, melhores ouvintes e talvez também um pouco mais bondosos”, explica.

Para Andy a meditação mostra-nos até como viver de uma forma mais hábil. “A maioria das pessoas assume que o stress faz parte da vida mas não tem de ser assim”, garante. Basta para isso que aceite o que a meditação pode fazer por si.

Se ficou com vontade de experimentar, saiba que basta procurar um local que lhe transmita uma sensação de calma, e onde não possa ser interrompido, para começar a meditar.

Depois concentre-se na sua respiração e deixe-se levar, aconselha o perito. Mas se precisar de ajuda, fique a saber que existe uma aplicação, criada por Andy, capaz de o pôr a meditar em todo o lado.

Com apenas 10 minutos por dia, a Headspace promete tornar a sua vida mais simples e serena!

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock