Saiba como

Ficar em forma sem ir ao ginásio

Atualizado: 
29/07/2019 - 11:53
Para muitas pessoas inscrever-se num ginásio é o primeiro passo a dar quando sentem que há alguma coisa a fazer para recuperar a boa forma física. Fique a conhecer algumas alternativas ao ginásio.
Homem a fazer abdominais ao ar livre

O que realmente importa quando se quer manter ou recuperar a boa forma física é o compromisso que se assume em cumprir as metas. O sítio ou os meios que se utilizam para atingir os objectivos podem não ser o mais importante.

Sem dúvida que os ginásios são uma grande ajuda para manter a forma, pois dispõem de uma enorme quantidade e variedade de equipamentos e aulas específicas para as necessidades de cada um. Porém podem existir alguns factores de impedimento em frequentar um ginásio. As mensalidades ou o simples facto de não gostar de frequentar ginásios são exemplo disso. É aqui que temos de colocar as desculpas de lado e arranjar alternativas e outras soluções.

A prática de pelo menos 30 minutos diários de exercício, 2 a 3 vezes por semana, é o ideal para obter resultados concretos.

Seguem-se algumas dicas do que pode fazer para ficar em forma sem ir ao ginásio:

Correr

Como todos sabemos correr é saudável. Tudo o que precisa é de um par de ténis e roupa confortável para este efeito. Excelente para queimar calorias e para o sistema cardiorespiratório. Se está a começar tenha calma e não queira logo manter um ritmo de alta intensidade. O importante nesta fase, independentemente do ritmo, é completar o seu treino.

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta exercita as pernas, abdómen e aumenta a capacidade aeróbica. Pode optar por passeios ou adoptar a bicicleta como um meio de transporte alternativo no seu dia-a-dia. Cada vez mais existem ciclovias que permitem circular de bicicleta dentro das cidades em maior segurança. Tenha cautela com os carros e utilize protecções adequadas.

Passear a pé

Aproveite para passear a pé, seja sozinho, com a família ou até mesmo com o seu cão. Este é um tipo de exercício que não é dispendioso e é acessível a todos. Comece a deixar mais vezes o carro parado quando tiver pequenos percursos para fazer e vá a pé. O seu organismo agradece.

Nadar

Nadar é um dos desportos mais completos e com baixo índice de lesões. Pode optar por piscinas ou, em épocas de mais calor, pelo mar. Neste último caso tenha em atenção a sua segurança e as condições do mar. Escolha praias sem corrente e ondulação e nade apenas em sentido paralelo à costa sem se afastar.

Saltar à corda

Simples e eficaz, é assim que se pode definir esta actividade. Sem custo significativo este é um tipo de exercício que trabalha pernas, barriga e braços e uma ajuda para queimar calorias. No entanto deve ter algum cuidado com o impacto causado nas articulações.

Exercícios em casa

Também bastante simples e sem nenhum investimento sem ser o seu compromisso. Organize um plano de treino composto por flexões, abdominais, elevações, agachamentos etc. Vá intercalando as séries estabelecidas por si com os diferentes tipos de exercícios.

Desporto colectivo

Pode optar por futebol, basquete, ténis ou outro desporto qualquer que lhe agrade mais. Aqui haverá sempre alguém a puxar por si e, como normalmente são sempre pessoas amigas, é uma excelente oportunidade de praticar desporto e também de convívio, o que será uma ajuda para aliviar o stress de um dia de trabalho.

Dançar

Uma forma divertida de se manter em forma. Escolha o tipo de dança que mais gosta e divirta-se a fazer exercício. Também uma excelente forma de manter a sua vida social activa e elevar a sua autoestima.

Utilizar as escadas

Esta é uma boa maneira de naturalmente contribuir para o seu bem-estar. Opte por utilizar as escadas em vez do elevador. Sem grande esforço poderá estar a prevenir algumas doenças provenientes da inexistência de qualquer tipo de actividade física no seu dia-a-dia.

Vídeos e consolas de jogos

Seja através da aquisição de DVD’s ou pesquisando na internet por vídeos com tutoriais de exercícios, esta é uma maneira simples e prática de comodamente poder praticar exercício sem sair de casa. Outra opção, para quem tem e utiliza consolas, são os jogos desenvolvidos apenas para este fim. Com gráficos e níveis de interacção bastante desenvolvidos, este tipo de jogos vão exigir bastante do seu físico ao mesmo tempo que proporcionam entretenimento.

Praticar sexo

Pode parecer brincadeira, mas a verdade é que é uma excelente opção. Não só proporciona boa disposição física e mental como também queima bastantes calorias. O seu físico e a sua autoestima estarão sempre em forma.

Tarefas domésticas

Por muito aborrecidas que possam parecer, a verdade é que este tipo de tarefas também ajudam a queimar calorias e a combater a inactividade. Arrumar a casa, lavar a loiça ou fazer jardinagem são tudo tarefas que promovem a actividade e podem ser combinadas com outro tipo de exercícios já nomeados anteriormente.

Artigos relacionados

Benefícios cardiovasculares do exercício físico

Exercício físico regular promove a mobilidade articular

O poder dos alongamentos

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock