Na criança
Febre
15/11/2013 - 14:05
Atualizado:
20/05/2015 - 15:31
A febre - aumento da temperatura corporal - é um sintoma que pode ser causado por uma grande variedade de situações. As causas mais frequentes são as infecções.
A febre é uma elevação da temperatura do corpo para a defesa do organismo. É normalmente uma resposta a uma situação infecciosa benigna de curta duração.
É habitual a temperatura subir ao final da tarde e que no pico febril a criança fique prostrada (com actividade diminuída) e sem apetite.
Como medir a temperatura
Os locais de medição de temperatura podem ser vários, no entanto, considera-se febre acima dos 38˚C de temperatura rectal.
Temperatura axilar
O termómetro deve ser colocado na axila, mantendo o braço firmemente apertado junto ao tórax durante quatro minutos ou até o termómetro dar sinal sonoro. Corresponde a 1˚C abaixo do valor rectal.
Temperatura rectal
Introduzir o termómetro no recto da criança durante dois minutos
Temperatura timpânica
Tem a vantagem da comodidade e da rapidez. Requer um termómetro próprio. O valor corresponde a 0,5˚C abaixo do valor rectal.
Medidas gerais
- Avaliar a temperatura regularmente;
- Manter temperatura do ambiente entre os 18˚C e os 20˚C com local arejado sem correntes de ar;
- Dar antipirético prescrito – medicamento para baixar a temperatura, como por exemplo, o paracetamol – se a temperatura acima dos 38,5˚ C rectal ou conforme recomendação do seu médico;
- Avaliar temperatura 30 minutos depois de dar antipirético;
- Se após os 30 minutos a temperatura não baixar: arrefecer a criança com uma toalha molhada em água morna, friccionando com suavidade a pele (após 30 minutos voltar a avaliar a temperatura);
- Oferecer líquidos à temperatura ambiente para evitar a desidratação; Bebés com amamentação exclusiva mantêm a amamentação.
Agasalhar ou despir
Na subida de temperatura quando a criança está com calafrios e extremidades frias deve-se aquece-la após a administração do antipirético.
Já no arrefecimento há que permitir a libertação de calor despindo gradualmente a criança.
Quando consultar o médico
- Criança com menos de três meses de idade;
- Quando a febre se mantém após três dias, apesar da medicação e das medidas gerais;
- Febre acompanhada de vómitos repetidos, dificuldade respiratória e manchas na pele;
- Se surgir algum dos sinais de alerta.
Sinais de alerta
- Convulsão;
- Manter prostração após a toma do antipirético;
- Sinais de desidratação;
- Dificuldade respiratória;
- Manchas na pele.
Fonte:
USF Mactamã
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto:
ShutterStock