Alimentação equilibrada

De olho na Diabetes

Atualizado: 
07/03/2018 - 14:47
Hoje, dia 14 de Novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, com o objetivo de sensibilizar a população para este tema, para a importância da vigilância e para a promoção de estratégia de prevenção. O aumento da prevalência da Diabetes é alarmante. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2012, a diabetes foi a causa direta de cerca de 1,5 milhões de óbitos e estima-se que a diabetes venha a ser a 7.ª causa de morte até 2030.

A Diabetes é uma doença crónica não transmissível que surge quando o corpo não consegue produzir insulina em quantidades suficientes ou quando não consegue utilizar a insulina adequadamente. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas e é responsável por transportar o açúcar (ou glucose) que se encontra na corrente sanguínea para o interior das células, que vão transformar o açúcar em energia.

Quando a insulina não desempenha esta função, o açúcar permanece na corrente sanguínea, o que se traduz em níveis elevados de açúcar no sangue, ou seja, hiperglicemia.

A hiperglicemia e os picos e flutuações dos níveis de açúcar sanguíneo têm consequências negativas para a saúde e para o bom funcionamento do organismo, nomeadamente a nível cardiovascular, renal e oftalmológico.

Principais tipos de Diabetes:

·         Diabetes tipo 1 – o corpo não produz insulina em quantidades suficientes, por causas auto imunes

·         Diabetes tipo 2 –o corpo é capaz de produzir insulina, mas por mecanismos de resistência celular, a insulina não é eficaz.

·         Diabetes gestacional

A Diabetes é uma importante preocupação a nível de saúde, que afeta cerca de 415 milhões de adultos e estima-se que a prevalência desta patologia aumente para 642 milhões de adultos em 2040. Além disso, é o terceiro fator de risco de morte prematura.

Contudo, maioria dos casos de Diabetes está associada a fatores comportamentais e ao estilo de vida, o que quer dizer que pode se prevenida com um modo de vida saudável, ativo e caracterizado por escolhas alimentares saudáveis e equilibradas.

Prevenção

A nível individual, a Diabetes é passível de ser prevenida com a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada:

- Polifracionada

- Rica em produtos frescos e de origem vegetal, como os hortícolas, as frutas, frutos secos e as leguminosas

- Moderada em alimentos de origem animal,

- Que privilegia a água como bebida de eleição,

- Que utiliza o azeite virgem extra como principal gordura,

- Pobre em alimentos processados

- Pobre em alimentos ricos em açúcar adicionado, sal e gorduras trans e saturadas

- Que elege métodos de confeção simples e que preservam os nutrientes

- A adoção de um estilo de vida e de comportamentos saudáveis pode prevenir ou atrasar o aparecimento de 70% dos casos de Diabetes.

Vigilância

O número de casos de pessoas com Diabetes é muito elevado e estima-se que este número continue a aumentar. Além da prevenção é essencial a vigilância de forma a identificar os casos de Diabetes e, consequentemente, com os devidos cuidados, modificar o curso desta doença reduzindo futuras complicações de saúde.

 1 em cada 2 pessoas com diabetes não está diagnosticada e, muitas pessoas que não sabem que têm Diabetes tipo 2, só são diagnosticadas quando já apresentam outros fatores de risco e complicações.

Em vários países, a Diabetes é a principal causa de cegueira, doenças cardiovasculares, falência renal e amputação dos membros inferiores.

Estima-se ainda que 1/3 dos diabéticos poderão desenvolver retinopatia diabética

Os números são alarmantes e são uma séria preocupação de saúde pública.

As boas notícias é que a Diabetes tipo 2 é passível de ser prevenida e o seu aparecimento atrasado através da adoção de um estilo de vida saudável. Além disso, e o curso da doença pode ser gerido e os seus riscos para a saúde minimizados.  

Vamos ficar de olho na Diabetes!

Autor: 
Catarina Soares de Oliveira - Nutricionista
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock