Cuidar dos ouvidos no Inverno
De acordo com o Institute of Health Metrics and Evaluation (IHME) a perda auditiva é a patologia mais frequente no Mundo.
As otites médias, caracterizadas pela acumulação de fluidos no ouvido interno, podem ser responsáveis por esta situação.
60% dos casos de otite são diagnosticados no Inverno. A explicação está na diminuição das defesas das mucosas das vias aéreas.
Durante esta época, as pessoas passam a frequentar mais ambientes fechados que, em conjunto com a instabilidade climatérica, aumentam consideravelmente o risco de transmissão de bactérias.
Por outro lado, um estudo recente da Universidade de New Castle conclui que as infeções, que nos afetam durante a infância, como as otites, podem levar ao desenvolvimento de problemas auditivos depois dos 60 anos.
Estes são alguns dos motivos pelos quais não deve descurar a saúde dos seus ouvidos. E para o ajudar elaborámos uma lista de cuidados a ter, sobretudo durante esta estação:
1. Seque bem os ouvidos depois do banho com a ajuda de uma toalha
2. Evite usar cotonetes ou outros objetos finos para limpar os ouvidos. Estes podem, para além de empurrar a cera, perfurar o tímpano
3. Se necessário, use gorros ou tapa-orelhas para proteger os ouvidos do frio
4. Proteja-se de gripes e constipações e tenha especial atenção às infeções do trato respiratório superior
5. Mantenha o nariz limpo para evitar que as bactérias se acumulem e passem para os ouvidos através do canal que os liga
6. Aposte numa dieta rica em vitaminas, em particular vitamina B12 - que se pode encontrar no leite e derivados, ovos e carnes vermelhas -, uma vez que ajuda a fortalecer o sistema auditivo
7. Consulte o médico se desenvolver sintomas que possam sugerir infeção no ouvido como dor, vermelhidão, inchaço ou febre.