Alimentos saudáveis
Criámos esta lista de alimentos baseados nos seguintes critérios:
- Boas ou excelentes fontes de minerais, fibras, vitaminas e outros nutrientes;
- Antioxidantes poderosos;
- Ajudam na prevenção de algumas das doenças mais comuns que afectam a sociedade em geral;
- Fácil acesso e preparação para que os possa incluir na sua alimentação diária.
1. Espinafres
Para além do ácido fólico os espinafres são também ricos em ferro, óptimo para manter o seu cabelo sempre com um aspecto saudável.
Encontra-se também luteína e zeaxantina, dois carotenoides com elevadas capacidades antioxidantes e bastante conhecidos por fornecerem protecção ao nível da visão, assim como de doenças cardíacas.
2. Brócolos
Os brócolos são uma das principais fontes de vitamina K, vitamina essa que desempenha um papel importantíssimo na coagulação do sangue. São ricos em vitamina C, que ajuda a proteger os ossos e as células do seu corpo, e, tal como os espinafres, os bróculos são também uma excelente fonte de ácido fólico.
3. Salmão
Os benefícios do salmão destacam-se principalmente pelo seu contributo na prevenção das doenças cardíacas. O ómega-3 destaca-se no salmão, pois está comprovado que o consumo deste ácido gordo pode prevenir ataques cardíacos, diminuir os níveis de triglicéridos, reduzir o risco de aterosclerose, controlar a pressão arterial e reduzir os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
É também uma excelente fonte de proteína e a presença de niacina actua ao nível do sistema nervoso protegendo contra doenças relacionadas, como por exemplo a Doença de Alzheimer.
4. Laranja
Bastante conhecida por prevenir gripes e constipações, os principais benefícios da laranja devem-se à elevada quantidade de vitamina C. E, se procura recuperar o seu peso ideal, a laranja irá contribuir também para isso, pois outra das características da vitamina C é ajudar a queimar as gorduras indesejadas.
5. Alho
O alho é uma excelente fonte de vitaminas B6, potássio, fósforo e magnésio. Tem uma acção protectora do sistema cardiovascular, respiratório e digestivo. O seu consumo inibe o crescimento de bactérias como a E.coli, bactéria essa que existe nos intestinos e que pode causar infecções, que por sua vez podem provocar em diarreias.
Tem também características anti-inflamatórias.
6. Nozes
Surpreendentemente são uma boa fonte de ómega-3. Tal como foi referido anteriormente, o consumo destas gorduras favorecem a saúde cardiovascular, diminuindo os níveis de mau colesterol (LDL) e aumentando o bom colesterol (HDL).
7. Maçã verde
É uma fruta extremamente saudável e que proporciona bastantes benefícios para a saúde. A presença de cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, antioxidantes e outros componentes, contribuem para desintoxicar o seu organismo, assim como para combater o envelhecimento precoce da pele.
O seu consumo está também associado à prevenção de doenças cardíacas e do sistema respiratório.
8. Abacate
Não só ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol, como também previne as doenças cardíacas. Excelente fonte de fibras e vitaminas, são também reconhecidas outras vantagens associadas ao seu consumo, como a redução do risco de diabetes e a ajuda na perda do excesso de peso.
9. Batata doce
Rica em vitaminas A, B1 e B5, a batata-doce possui também sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio. Essencial para a saúde dos seus olhos e do sistema respiratório devido à vitamina A, irão ser também as vitaminas do complexo B a contribuir para melhorar o seu sistema nervoso.
A presença dos minerais mantêm os ossos e dentes mais resistentes e menos susceptíveis de traumas.
O seu consumo faz com que seja reduzida a acumulação de gordura no sangue, contribuindo deste modo para a saúde do sistema cardiovascular.
10. Feijão encarnado
Boa fonte de potássio e magnésio, o feijão encarnado ajuda a manter a pressão arterial controlada, enquanto o seu alto teor de fibras ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), prevenindo contra as doenças cardiovasculares. É também rico em ferro e proteínas, o que o torna numa excelente alternativa ao consumo excessivo de carne.
O seu tom avermelhado deve-se à presença de poderosos antioxidantes que também ajudam na prevenção de doenças.