Alimentos que hidratam
Ainda que não substituam a água na sua função, há alimentos que, pela sua composição, o ajudam a manter-se hidratado. Por isso, tome nota da lista que fizemos para si!
1. Cenoura – composta por 88% de água e rica em vitamina A, C, do complexo B e magnésio, possui propriedades anti-inflamatórias. O seu consumo regular, para além de dar uma ajuda em matéria de hidratação, previne doenças cardíacas, reduz os níveis de colesterol e ajuda a eliminar as toxinas, graças à vitamina A.
2. Alface – constituída por 96% de água, além de hidratar, ajuda ainda a reduzir o mau colesterol no sangue e fornece uma boa quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres.
3. Espinafre – com 92% de água na sua composição, o espinafre é rico em nutrientes que são benéficos para o coração, uma vez que ajuda a prevenir doenças cardíacas, controla a pressão arterial e diminui o risco de AVC. É rico em potássio, cálcio e vitamina A.
4. Repolho – composto por 93% de água, este alimento é rico em potássio. Além de ser uma excelente fonte de vitamina A, C, e B6, ele ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
5. Tomate – marcando presença na maioria dos pratos, 100 gramas de tomate contém cerca 94% de água e apenas 20 calorias. Oferece nutrientes como o potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir doenças e envelhecimento precoce.
6. Curgete – constituída por 95% de água, é rica em vitamina B3 que ajuda na manutenção dos níveis de colesterol. Aconselha-se a que seja ingerida crua, fatiada ou ralada na salada, uma vez que quando cozinhada perde grande parte da água que a constitui.
7. Pepino – 100 gramas de pepino possui 17 calorias e é composto por 96%de água. Para além de possuir fibras importantes para o bom funcionamento do intestino, é ainda constituído por potássio – aliado na luta contra a hipertensão – e vitamina C.
8. Abóbora – tem cerca de 86% de água. É rica em fósforo, fibras e potássio, auxiliando os batimentos cardíacos e o bom funcionamento dos músculos.
9. Agrião – cru contém cerca de 93% de água, além de potássio, vitamina C, fósforo e cálcio essencial para a saúde dos ossos.
10. Framboesas – ricas em antioxidantes são ainda excelentes na hidratação. 100 gramas desta fruta contém 87% de água e 57 calorias. Ajuda ainda a reduzir os sintomas da menstruação, como as cólicas ou alterações de humor.
11. Pêssego – um pêssego médio é constituído por 89% de água. Rico em vitamina A ajuda também na prevenção de problemas relacionados com a visão e a pele.
12. Arroz integral – cozido apresenta cerca de 70% de água. Para além de ser rico em fibras, zinco, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Ajuda a regular o sistema digestivo, os níveis de açúcar no sangue e auxilia a perda de peso uma vez que o mantém saciado durante mais tempo.
13. Feijão – Com 80% de água, é fonte de proteínas essenciais para a saúde do corpo, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio e zinco. É um alimento amigo do coração e, como é rico em fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino.
Agora que já sabe com que alimentos pode contar para se hidratar, use e abuse deles no prato.