Alergias
As reacções alérgicas, também chamadas reacções de hipersensibilidade, são reacções do sistema imunitário em que o tecido corporal normal fica lesado. O mecanismo pelo qual o sistema imunitário defende o corpo é semelhante àquele que produz uma reacção de hipersensibilidade que pode prejudicá-lo.
O ardor, as manchas na pele e a urticária são os sintomas mais comuns da alergia física. Por outro lado, uma reacção forte à luz solar (fotossensibilidade) pode causar urticária e manchas inabituais na pele.
As pessoas especialmente sensíveis ao calor podem contrair uma doença chamada urticária colinérgica: pequenas zonas de urticária que picam intensamente, rodeadas por um anel de pele avermelhada. Este tipo de urticária surge em virtude das actividades que provocam sudação. O contrário pode também suceder, e as pessoas particularmente sensíveis ao frio podem apresentar urticária, inflamação da pele, asma, rinorreia e congestão nasal quando se expõem ao frio.
Os problemas respiratórios também são comuns e as nalgumas pessoas o exercício físico pode provocar um episódio de asma ou uma reacção anafiláctica aguda. Ou seja, a asma induzida pela actividade física costuma afectar as pessoas que normalmente têm asma, porém noutros casos a asma só se manifesta com o exercício. Experimenta-se uma sensação de pressão no peito, associada com arquejo e dificuldades respiratórias após 5 ou 10 minutos de exercício físico intenso, geralmente depois de terminar o exercício. A asma induzida pelo exercício físico costuma aparecer com maior facilidade quando o ar está frio e seco.
Uma doença muito mais rara é a anafilaxia induzida pelo exercício, que pode ocorrer após uma actividade física intensa. Algumas pessoas sofrem dela apenas quando ingerem um alimento específico antes de efectuar a referida actividade física.
Tratamento
A melhor forma de enfrentar uma alergia física é preveni-la, evitando o que tende a causá-la. As pessoas muito sensíveis à luz solar deverão usar cremes protectores e evitar ao máximo a exposição ao sol.
Nos casos de asma induzida pelo exercício físico, o objectivo do tratamento é tornar possível o exercício sem que surjam sintomas. Em geral, tal pode conseguir-se inalando um fármaco beta-adrenérgico cerca de 15 minutos antes de começar os exercícios.
Para os indivíduos que têm asma controlar a sua doença pode ajudar a evitar a forma induzida pelo exercício. Por outro lado, aqueles que sofrem de anafilaxia desencadeada pelo exercício físico, deveriam evitá-lo ou então eliminar o alimento que determina os sintomas quando combinado com aquele exercício. Algumas pessoas descobrem que o facto de aumentar pouco a pouco o grau e a duração da actividade física lhes permite tolerá-la mais.