6 alimentos que deve adicionar à sua dieta alimentar
Desde as cerejas passando pelo abacate até às sementes de abóbora, todos são super alimentos devido aos super benefícios que produzem na prevenção das doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Sally Norton, cirurgiã e especialista em nutrição, enumerou ao jornal Daily Mail seis super alimentos e esclareceu que, embora pareça excessivo chamar a estes alimentos de “super”, eles são na realidade uma fonte poderosa de valor nutricional.
Cerejas
Este fruto contem elevados níveis de antioxidantes e por isso têm propriedades anti-inflamatórias, ajudam a dormir melhor e ajudam a uma melhor recuperação após lesão desportiva.
Estudos sugerem que o consumo deste alimento pode ajudar a reduzir determinados efeitos secundários após a prática de exercício físico, como as dores musculares ou fraqueza.
Abacate
Mais do que o principal ingrediente do guacamole, o abacate parecem ser o centro das atenções. São uma importante fonte de gorduras monoinsaturadas, conhecidas como capazes de reduzir os níveis do chamado “mau colesterol”, e como consequência reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Arandos
Durante muitos anos os arandos têm sido utilizados como aliados contra as infecções do tracto urinário.
Mas recentes estudos têm sugerido que estas bagas têm uma ampla gama de outros benefícios - desde melhorar a saúde cardiovascular, passando pela prevenção de certos tipos de cancro, até melhorar a saúde oral e ajudar a reduzir infecções. Isto tudo deve-se à riqueza de polifenóis, referidos com propriedades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e anti-microbianas.
Deve apenas ter em atenção com consome este alimento. Por exemplo, os refrigerantes de arando estão frequentemente cheios de açúcar.
Mirtilos
Elevado nível de antioxidants, vitaminas e minerais, os mirtilos têm sido associados a todo o tipo de benefícios para a saúde, incluindo a saúde cardiovascular, prevenção do cancro, reforçar a função cerebral e melhoria da visão. Mas não é só. Alguns estudos sugerem que os antioxidantes nos mirtilos podem ajudar a atrasar o processo de envelhecimento.
Sementes de abóbora
Sabemos do valor nutricional das abóboras, mas muito mais há para ser dito sobre as suas sementes. Fornecem elevados níveis de proteína, fibra, magnésio, fósforo e é também uma fonte rica de zinco – importantes para a imunidade, crescimento e divisão celular, bem como para o sono, estado de espírito ou humor e saúde da pele e dos olhos.
Ou seja, um punhado destas sementes é um lanche repleto de nutrientes.
Sementes de chia
São as sementes do dia. Temos assistido ao aumento de popularidade destas sementes nos últimos dois anos. Sem surpresas, já que têm um elevado nível de nutrientes e baixo número de calorias.
Carregadas de antioxidantes, fibras solúveis e minerais, as sementes de chia são também uma excelente fonte de ómega-3. Para além disso contém mais cálcio do que o leite.