O poder antioxidante das ervas medicinais
Os chamados radicais livres são moléculas instáveis, presentes no nosso organismo, que provocam a oxidação das células. Pela sua natureza instável, eles atacam as nossas células provocando lesões, podendo mesmo levar à sua destruição.
Estas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de várias doenças como as doenças cardiovasculares, diabetes e cancro, entre outras.
Não existe uma fórmula para não produzirmos radicais livres – produzimo-los até quando respiramos – daí que o consumo de antioxidantes seja a nossa principal arma contra a ação destruidora dos radicais livres.
Os antioxidantes atuam de diferentes formas contra os radicais livres. Eles podem impedir a sua formação (em excesso), evitar lesões e reparando ou reconstituindo as células danificadas. Por definição, os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação das células.
Os antioxidantes e as ervas medicinais
Vitamina C – vários estudos comprovam que a vitamina C tem um efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos. Também é atribuída a esta vitamina o papel de protetora contra o desenvolvimento de tumores.
O Alecrim, o Dente-de-Leão, a Camomila, Malva, Cavalinha, Hortelã-Pimenta e Tília são exemplos de ervas onde se pode encontrar esta vitamina.
Vitamina E – impede danos causados pelos radicais livres associados a doenças como a artrite. Atua nos processos inflamatórios e retarda o envelhecimento, protegendo-nos da poluição do ar. As Sementes de Girassol, Alfafa, Trigo e Abacateiro possuem estas propriedades.
Vitamina A – tem apresentado uma ação preventiva contra vários tipos de cancro – mama, bexiga, estômago e pele. Juntamente com a vitamina C ajuda a prevenir o cancro retal ou do cólon. Pode encontrar-se na Alcachofra, Spirulina, Urtiga, Sabugueiro, Malva e Alho.
Beta-carotenos – é um carotóide, ou seja, um pigmento vegetal que se transforma em vitamina A no fígado e no intestino delgado. Previne o aparecimento de vários tipos de cancro e protege o coração. Salsa e Dente-de-Leão possuem beta-carotenos.
Flavonóides – são responsáveis por eliminar os radicais livres do nosso organismo e também estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares. Aumentam as defesas e melhoram a memória. Podemos encontrá-los no Chá Verde, Boldo, Açafrão e Cavalinha.
Selénio – é tido como um notável protetor do coração. É ainda um elemento chave na proteção do nosso sistema imunitário.
Podemos beneficiar das suas propriedades através do consumo de Alho, Cebola, Levedura de Cerveja e Cogumelos.