Conheça:

Mitos acerca da disfunção eréctil

Atualizado: 
29/01/2015 - 14:40
Existe muita confusão e informação contraditória e falsa sobre a disfunção eréctil. Desfaça as dúvidas.
Mitos disfunção eréctil

 

"A Disfunção Eréctil é um sinal de falta de virilidade" - Falso

A virilidade de um homem não pode ser avaliada com base na rigidez do seu pénis. No entanto, os problemas relacionados com a erecção podem ter um grande peso na relação de um casal.

"Durante o acto sexual, o tempo entre uma erecção e outra será sempre o mesmo" – Falso

Não. À medida que a idade vai avançando, mais tempo é preciso para ter uma nova erecção a seguir à primeira.

"Os homens devem ter sempre uma erecção de manhã quando acordam" - Falso

É verdade que a presença de erecções de qualidade ao acordar é um sinal de que o sistema eréctil está a funcionar bem, mas isso não significa que tenha de ter uma erecção sempre que acorda. As erecções nocturnas estão associadas a uma fase específica do sono, designada por sono REM (Rapid Eye Movement).

Esta fase não é contínua durante todo o período de sono. É activada em ciclos. Por isso, se acordar durante a fase de sono REM, será possível ver a erecção mas, se acordar durante outra fase do sono, poderá não ter qualquer erecção.

"É o tamanho do pénis que determina o prazer da mulher" - Falso

O tamanho normal do pénis varia de pessoa para pessoa, tal como a estatura, mas não existe qualquer ligação entre o tamanho do pénis e o nível de satisfação sexual da mulher.

"Se tomar um comprimido, a minha erecção vai durar horas" - Falso

Os medicamentos orais para a Disfunção Eréctil não prolongam necessariamente o tempo que dura a erecção. A sua acção permite um maior afluxo de sangue ao pénis durante a estimulação sexual. Cada medicamento oral tem um período de tempo diferente durante o qual é possível ter uma erecção. Fale com o seu médico sobre os vários medicamentos.

Se tiver uma erecção durante várias horas, deverá considerá-la uma urgência médica pois, para além de ser perigoso, pode provocar lesões no tecido do pénis.

"A masturbação causa problemas de erecção" - Falso

A masturbação é uma actividade normal e fisiológica em qualquer idade. No entanto, pode constituir um problema se, no relacionamento do casal, se tornar uma alternativa às relações sexuais. Nesse caso, pode ser um sinal de um problema individual ou da relação, em que poderá ser útil a ajuda de um médico ou um sexólogo.

"A ejaculação precoce é um sintoma de problemas de erecção" – Falso

A ejaculação precoce (ou prematura) é uma disfunção que não está associada à perda de erecção, mas pode estar associada a Disfunção Eréctil.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock