Especialistas explicam

7 possíveis razões para se sentir exausto

Atualizado: 
20/04/2015 - 17:06
Logo que se levanta sente-se cansado? Mesmo depois de um fim-de-semana a descansar? Saiba que este é um problema mais frequente do que se pensa.

Acontece uma em cada cinco pessoas, escreve o jornal britânico Daily Mail que foi ouvir vários especialistas na área da saúde e explicaram as causas. Porém apesar da elevada frequência com que ocorre, apenas 10% dos indivíduos recorre ao médico por causa desse cansaço. Destes 10%, só metade são diagnosticados com problemas de saúde, como falta de ferro ou hipotiroidismo. Conclusões do mesmo jornal que revela 7 razões que podem estar na origem dessa fadiga.

É perfeccionista?

Ser perfeccionista pode consumir a energia de qualquer um, pois é capaz de passar o dia todo a questionar as duas decisões.

Segundo Irene Levine da New York University-Langone School of Medicine “os indivíduos perfeccionistas tendem a passar o dia preocupados com o que fazem, questionando se é suficientemente bom”.

Bebe demasiado café?

A cafeína é um estimulante e quando consumida envia uma mensagem às glândulas produtoras do stress, adrenalina e cortisol. Marilyn Glenville, nutricionista e autor de A Bíblia Saúde Natural para as Mulheres explicou que depois de uma chávena de café as pessoas sentem-se cheias de energia e em alerta. Porém a glicemia (nível de açúcar no sangue) desce e começa a sensação de cansaço. Isso faz com que beba outro café e inicie um ciclo de energia-cansaço-energia-cansaço… “A cafeína pode parecer a resposta para o cansaço, mas é um falso amigo”, disse Marilyn Glenville.

Consome demasiados hidratos de carbono?

O nutricionista explicou que pode haver pessoas a apresentar cansaço devido à alimentação demasiado rica em hidratos de carbono e que pensam estar a dar-lhes energia.

Alimentos como a massa, pão, arroz, bolachas ou o chocolate provocam picos e quebras dos valores de açúcar no sangue. Para libertar a energia mais devagar e evitar o cansaço, deve ingerir alimentos com baixo índice glicémico.

A menstruação causa-lhe distúrbios do sono?

De acordo com vários estudos, muitas mulheres têm dificuldade em dormir principalmente na fase lútea do ciclo – 11 dias antes do inicio da menstruação. A razão deve-se à baixa produção hormonal que ocorre nesta fase.

Há inclusive evidências de algumas mulheres que têm distúrbios do sono graves como a insónia (falta de sono), hipersonia (excesso de sono) ou parassonias (que incluem problemas como o sonambulismo, terrores nocturnos, pernas inquietas, etc.).

Não come proteínas em quantidade suficiente?

Acontece a muitas pessoas ter falta de energia algumas horas após o almoço ou antes do jantar. A razão pode ser a falta de consumo de proteínas, revelou Nicola Shubrook, nutricionista da Wellness Urban, em Londres.

As proteínas são aliadas contra o cansaço. Caso não as inclua na sua alimentação, o cansaço poderá ser uma das consequências. Por isso, há que privilegiar alimentos que as contêm, como a carne, o peixe, o feijão, as lentilhas ou as nozes

Tem diabetes de tipo 2 e não sabe?

Cansaço constante, geralmente acompanhado de problemas de visão, uma sede constante e vontade em urinar com frequência? Estes podem ser sinais de diabetes tipo 2 não diagnosticada.

Tem os níveis de testosterona baixos?

Nos homens, o cansaço - acompanhado da perda de pelos no corpo, perda de libido e dificuldade de concentração - pode ser causado por baixos níveis baixos desta hormona sexual.

Se assim for, “há igualmente uma perda da massa muscular e o homem sentir-se-á cansado em qualquer actividade física”, disse Mark Vanderpump, endocrinologista consultor no Royal Free Hospital, em Londres.

Os baixos níveis de testosterona causados por uma condição conhecida como hipogonadismo. Esta condição afecta cerca de 5 mil homens e a causa é desconhecida, embora possa ser genética.

 

Adaptado de http://www.dailymail.co.uk/health/article-3037341/Are-exhausted-perfectionism-lack-protein-coffee-reveal-seven-surprising-reasons-lacking-energy.html

 

Autor: 
Célia Figueiredo
Fonte: 
Daily Mail
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock