Sete tipos de dor que não deve ignorar
Segundo Houman Danesh, médico do Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque (EUA), ainda que, por vezes, possamos não atribuir importância a determinados tipos de dor, considerando-a como um sintoma banal, a verdade é que ela pode indicar a existência de problemas de saúde mais graves, como por exemplo:
Dor nas omoplatas
De acordo com o especialista, uma dor aguda nas omoplatas pode ser sinal de que um ataque cardíaco pode estar para breve. Se a esta dor se juntarem sintomas como falta de ar ou náuseas, o melhor é procurar um médico o quanto antes.
Dor de cabeça
A dor de cabeça, sobretudo quando surge de forma súbita e intensa, pode estar associada ao crescimento de um aneurisma ou um tumor. Segundo Houman Danesh, deve prestar atenção à frequência e intensidade da dor. Se for mais intensa do que o habitual, deve consultar o médico para despistar outros problemas.
Dor de barriga
De acordo com o especialista, a dor que irradia do umbigo para o lado direito do abdómen, de forma súbita e intensa, poderá indicar a inflamação do apêndice. A apendicite quando não tratada pode conduzir a complicações graves como perfuração ou infeção generalizada (septicémia). À dor podem associar-se outros sintomas como náuseas ou vómitos, dor que piora ao tossirmos ou caminharmos e febre. Esteja atento!
Dor de dentes
Acordar com dores de dentes também não deve ser uma situação tida como normal. Esta pode ser uma consequência do bruxismo ou de uma inflamação, causada pelo desgaste do esmalte. Além disso, esta dor pode ser causada por elevados níveis de stresse.
Dor de costas
A dor de costas, embora bastante frequente, nem sempre está associada a patologia músculo esquelética. Se a dor nas costas for muito forte ou se houver outros sintomas como febre, arrepios, perda de peso, dificuldade em respirar, problemas em se movimentar, entre outros sinais e sintomas a valorizar, deve procurar um médico o quanto antes.
Pneumonia, cálculo renal, litíase biliar, aneurisma da aorta e alguns tipos de tumores podem causar dores nas costas, por isso é muito importante estar atento!
Cólica Menstrual
Para as mulheres, as cólicas menstruais não devem ser tidas como habituais ou serem consideradas como normais. Este tipo de dor pode estar associado a doença inflamatória pélvica ou a endometriose, condições que podem levar à infertilidade.
Dor nas pernas
Se sentir dores na zona mole da parte detrás do joelho, entre a barriga da perna e o tornozelo, corre o risco de sofrer trombose venosa profunda. Sobretudo se a este sintoma se juntar o inchaço, sensação de peso, alteração da coloração ou da temperatura, de instalação súbita.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da trombose venosa profunda estão: idade avançada, gravidez, uso de contracetivos orais, obesidade, varizes dos membros inferiores, neoplasia, traumatismo e estados de hipercoagulabilidade.