Qual é a melhor posição para dormir?
Se tem por hábito dormir de costas, fique a saber que esta é, de acordo com os dois especialistas, a pior posição para dormir, sobretudo se sofrer de apneia do sono.
“Eu sei que muitas pessoas consideram esta posição confortável porque não estão a colocar peso nas articulações”, diz Lois Krahn, especialista em medicina do sono da Mayo Clinic. “Dormir de costas leva a que a língua e o maxilar possam ficar numa posição que obstrói a passagem do ar”, revela indicando que este aspeto explica o porquê de se ressonar mais quando se dorme de costas.
Por outro lado, embora dormir de bruços ajude a manter a passagem de ar aberta, esta posição pode colocar pressão na coluna e no pescoço, revelam os médicos.
“Há muitas evidências, de um modo geral, sugerindo que provavelmente o melhor é dormir de lado” diz Virend Somers, cardiologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota e diretor da Unidade do sono do Centro de Ciências Clínicas e Translacionais da Mayo Clinic.
Segundo o médico, dormir de lado ajuda a prevenir a obstrução da passagem de ar, reduzindo a roncopatia.
“Dormir de lado, com a cabeça ligeiramente mais alta, desde que esteja confortável, é uma boa forma de dormir”, sublinha então Lois Krahn.
Dormir de lado também é recomendado durante a gravidez, principalmente no último trimestre. De acordo com o cardiologista, dormir sobre o lado esquerdo é melhor uma vez que “não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável”.
“Se estiver no terceiro semestre da gravidez e dormir de costas, saiba que o útero comprime a veia cava inferior, comprimindo todo sistema arterial”, explica Somers.
Dormir de lado também é considerado pela Sleep Foundation como sendo a melhor posição para as pessoas que sofrem de dores no pescoço e nas costas, sobretudo se colocar uma almofada pequena entre os joelhos.
“Se não colocar uma almofada ou um apoio entre os joelhos, esta posição vai causar pressão sobre a anca e isso pode trazer problemas”, conclui o especialista em cardiologia.