Desvendar o mistério

Porque é que as resoluções de ano novo para o ginásio falham vezes sem conta e com fazê-las perdurar

Atualizado: 
18/03/2024 - 09:48
Quando o relógio bate a meia-noite na véspera de Ano Novo, inúmeras pessoas em todo o mundo comprometem-se com uma resolução familiar: "Quero mudar! Este ano é o ano! Vou ao ginásio mais vezes e vou cuidar da minha saúde!”. No entanto, apesar das suas melhores intenções, muitos dão por si a ficar aquém deste objetivo apenas algumas semanas, em alguns casos, dias após o Ano Novo. Então, porque é que este ciclo de entusiasmo seguido de desilusão persiste ano após ano? Vamos analisar as armadilhas comuns e revelar estratégias para se libertar deste padrão.
  • Abordagem "tudo ou nada": Uma das principais razões pelas quais as resoluções de Ano Novo para o ginásio falham é a tendência para adotar uma mentalidade de tudo ou nada. As pessoas estabelecem expectativas irrealistas de ir ao ginásio todos os dias e, de passar horas no ginásio, o que leva ao esgotamento e ao eventual abandono dos seus objetivos de treino. Por isso, tente ir ao ginásio pelo menos 3 a 4 vezes por semana, por exemplo Segundas, Quartas e Sábados, ou Terças, Quintas e Sábados e saboreie essa conquista inicial.
  • Objetivos demasiado ambiciosos: Outra armadilha em que as pessoas caem frequentemente é a definição de objetivos demasiado ambiciosos sem um plano realista para os atingir. Em vez de procurar transformações drásticas num curto espaço de tempo, concentre-se em estabelecer objetivos mais pequenos e alcançáveis que contribuam para o progresso a longo prazo. Defina objetivos SMARTER: Específicos (S), Mensuráreis (M), Alcançáveis (A), mas desafiantes, Revistos (R) periodicamente, traçados no tempo (T), que transmitam motivação e energia (E) e, defina uma recompensa (R) por alcançar o objetivo.
  • Falta de compromisso e responsabilidade: Sem compromisso e responsabilidade é fácil deixar que as desculpas façam fracassar a sua rotina de treinos. Encontre um companheiro de treino, inscreva-se numa aula de grupo ou melhor contrate um personal trainer (PT) para o responsabilizar e apoiar no seu percurso e processo de treino. Para ser honesto, o que precisa é de alguém que o eleve para outro patamar e para isso deve contratar um PT e mencionar-lhe os três objetivos que quer, que deve e quando os gostaria de alcançar.
  • Monotonia: Fazer o mesmo tipo de treino e a mesma rotina de exercícios todos os dias pode levar rapidamente ao tédio e à perda de motivação. Mantenha as suas sessões de ginásio diferentes e estimulantes, incorporando uma variedade de exercícios, aulas de grupo, atividades ao ar livre e hábitos de alimentação saudáveis na sua rotina diária.

Voltando à pergunta inicial: porque é que este ciclo de desilusão persiste ano após ano? Para se libertar do ciclo de resoluções de Ano Novo falhadas, é necessário mudar o mindset, assumir o compromisso e simplesmente fazê-lo. Muitas pessoas estabelecem metas, mas não estão dispostas a fazer o esforço, sacrifício e treino que estas implicam e arranjam sempre desculpas. Por isso, o meu conselho é que se realmente querem o que desejaram na véspera de Ano Novo, enquanto falavam convosco próprios, deixem de ouvir a voz das desculpas (e procrastinação) e ouçam a vossa voz da ação. Sejam corajosos, decidam e tenham atitude. Estejam no ginásio quando este abrir (se treinar logo de manhã já não há desculpa), 3 a 4 dias por semana, e sintam-se orgulhosos de vós próprios, porque garanto-vos, não é fácil, mas é possível. Se alguém vos disser que é fácil, mentem-vos. Repitam isto durante 4 semanas e prometo-vos que sentirão alguma coisa de diferente.

Evitando os erros comuns e implementando as estratégias acima pode finalmente fazer com que as suas resoluções de treino de Ano Novo se mantenham e começar uma viagem para uma versão 2.0 de si mesmo, mais saudável e feliz.

Autor: 
Dipanda Vilhena e Silva - Diretor do Departamento de Personal Trainer do VivaGym Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock