Dia Mundial da Atividade Física

Perda de audição e Desporto: 4 cuidados essenciais que deve ter durante a atividade física

Atualizado: 
04/04/2024 - 09:45
Este mês, a 6 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Atividade Física, uma data em que importa relembrar os benefícios da prática regular de exercício para o corpo e para a mente, mas também a necessidade de cuidar de forma adequada da nossa audição durante essa atividade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física frequente contribui para ajudar a prevenir e a controlar doenças não transmissíveis (doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, diabetes e cancro), bem como a melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar 1. O exercício físico desempenha de facto um papel fundamental na promoção da saúde em geral, principalmente na saúde cardiovascular. Existe uma ligação estreita entre o nosso sistema cardiovascular e o funcionamento de órgãos e tecidos que envolvem o sistema auditivo. Tal acontece porque o nosso ouvido interno é uma região com muitos vasos sanguíneos e, por esse motivo, beneficia de hábitos que favorecem a circulação de sangue no corpo.2

Se pratica alguma atividade física, ou se está a pensar introduzir esta rotina no seu dia a dia, aqui estão alguns cuidados essenciais a seguir para proteger a sua audição durante a prática de desporto:

  1. Usar protetores auditivos em desportos náuticos: Nas atividades dentro de água, o ruído do ambiente é amplificado, o que pode danificar a saúde dos seus ouvidos. Se a natação ou o surf fazem parte da sua vida, é crucial utilizar protetores auditivos sempre que pratica estes desportos. Consulte um audiologista para o orientar na escolha dos protetores auditivos mais indicados para o seu caso.
  2. Regular o volume dos auriculares ou auscultadores: Se gosta de correr, ou treinar,  enquanto ouve música, recomenda-se o ajuste de volume dos seus dispositivos de áudio para um nível seguro. Por vezes, para se abstrair do ruído do ambiente, temos tendência de aumentar o volume do som para compensar, o que pode ser prejudicial para a audição.
  3. Estar atento à música em ambientes fechados: Nos ginásios, a música é muitas vezes reproduzida em volumes altos, pelo que é recomendado o uso de protetores auriculares, ou a redução do tempo de exposição a esse ambiente.
  4. Fazer pausas com regularidade: Durante a prática de exercícios de alta intensidade, aconselha-se que faça pausas regulares para descansar os ouvidos e evitar uma exposição contínua a ruídos intensos.

Fernando Torres, audiologista na Widex – Especialistas em Audição, afirma: “Na jornada da audição, os audiologistas têm um papel fundamental na vida de quem vive com perda auditiva. Acompanhamos e ajudamos as pessoas a construir uma ponte entre o silêncio e o som. Num continente onde cerca de 196 milhões de indivíduos vivem com perda de audição 3, a nossa missão enquanto audiologistas é oferecer soluções inovadoras para melhorar a audição e, desta forma, contribuir para a qualidade de vida de quem tem perda auditiva.  Acreditamos que a vida é para se ouvir em plenitude, e trabalhamos todos os dias para garantir que todos possam apreciar o mundo dos sons, quer quando praticam os seus desportos favoritos, quer quando realizam outras atividades do seu dia a dia.”

 

Referências 

1. Organização Mundial da Saúde. Physical Activity. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity. [Consultado em março de 2024].

2. Widex. (2023). Seis exercícios para melhorar a audição que precisa de conhecer. Disponível em: https://www.widex.pt/pt-pt/blog/6-exercicios-para-melhorar-a-audicao-que-precisa-de-conhecer?topic=Aparelhos%20Auditivos%20e%20Acess%C3%B3rios. [Consultado em março de 2024].

3. Organização Mundial da Saúde. (2021). World Report on Hearing. Disponível em: https://cdn.who.int/media/images/default-source/health-topics/deafness-and-hearing-loss/world-report-on-hearing/world-report-on-hearing---infographic.jpg?sfvrsn=b01f2796_34. [Consultado em março de 2024].

Fonte: 
Widex - Especialistas em Audição
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik