Saúde e bem-estar
Ioga para iniciantes: 7 dicas de um especialista para iniciar a prática
15/06/2023 - 11:59
Atualizado:
15/06/2023 - 11:59
A prática milenar do Ioga tornou-se uma das principais formas de cuidar da saúde física e mental tendo ganho milhões de participantes ao redor do mundo, o que fez muitos se interessarem por ele.
No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como iniciar a prática. Mas, se está a pensar em iniciar essa jornada o professor de Ioga, ex-fisiculturista e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut , separou sete dicas essenciais para iniciar no Ioga:
- Encontre um bom professor: “Para guiar seus primeiros passos no ioga, muitas vezes pode parecer que começar sozinho é uma boa ideia, mas para a realização correta das posições e exercícios de respiração é sempre indicado contar com um profissional”.
- Entenda a diferença entre práticas circenses sem entrega real e prática de ioga: “Existem formas incorretas e nocivas de ioga que o podem magoar. No meu caso, ensino um método desenvolvido na minha família, o método Kaiut Ioga, que combina as práticas milenares com as necessidades modernas para trazer os melhores resultados” Explica Ravi Kaiut.
- Não caia na ideia de iniciante e avançado: “O Ioga é uma prática para todos! Quem desenvolve a dinâmica individual é sempre o professor, não existe iniciante, nem avançado, professores sem experiência acabam trazendo ideias incorretas por não terem prática de sala de aula com grupos de alunos distintos”, pontua.
- Esteja presente e ouça seu corpo: “Durante a prática, esteja presente no momento e ouça atentamente seu corpo, respeite seus limites, o ioga é uma jornada individual e cada pessoa tem seu próprio ritmo de progresso”.
- Pratique regularmente: “Estabeleça uma rotina de prática regular, mesmo que sejam apenas algumas vezes por semana, a consistência é fundamental para obter os benefícios do ioga, reserve um tempo em sua agenda para dedicar-se à prática e aproveite os momentos de conexão consigo mesmo”, afirma Ravi Kaiut.
- Tenha um espaço tranquilo: “Crie um ambiente calmo e tranquilo para praticar, encontre um espaço em sua casa ou encontre um estúdio de ioga próximo de si, um ambiente livre de distrações ajudará a mergulhar mais profundamente na prática”.
- Seja paciente e respeite o seu próprio progresso: “O ioga é uma jornada contínua, e os benefícios se acumulam com o tempo, seja paciente consigo mesmo e evite comparações, cada pessoa tem seu próprio ritmo de evolução”, explica Ravi Kaiut.
Fonte:
MF Press Global
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto:
Freepik