Benefícios

Aromaterapia na Saúde da Mulher

Atualizado: 
02/05/2022 - 11:53
A mulher passa por diferentes fases da vida, da puberdade até à menopausa, são muitas as fases hormonais que nós, mulheres, atravessamos. Os Óleos Essenciais não olham a género, os seus benefícios são comuns a homens e mulheres. No entanto, dada a especificidade das hormonas femininas, a mulher beneficia (ainda mais) da Aromaterapia.

A Aromaterapia recorre aos Óleos Essenciais para promover benefícios terapêuticos (físicos e mentais) essencialmente através de três formas:

  1. Pela via do olfato;  
  2. Topicamente; 
  3. Pela ingestão.

Quando inalamos um Óleo Essencial, quer seja pela discussão ativa ou passiva, o aroma vai estimular áreas do nosso cérebro e proporcionar efeitos calmantes e relaxantes. 

Topicamente, quando aplicado, o Óleo essencial penetra na pele e liberta propriedades terapêuticas. No caso de uso tópico, o Óleo Essencial deve sempre ser diluído em Óleo Vegetal. 

Por fim, é também possível ingerir Óleos Essenciais, através de cápsulas especificas para o efeito. No entanto, é uma das formas que obedece a critérios mais específicos e cujo seu uso deve sempre ser acompanhado por um Aromaterapeuta. 

Seja qual for a fase da vida da mulher, a Aromaterapia consegue verdadeiros feitos pela saúde e bem-estar. 

Desde a malfadada acne da adolescência, passando pelo desequilíbrio hormonal, alívio das dores menstruais, atenuar as oscilações de humor, despertar da libido até na gravidez para alívio de enjoos e hidratação da pele a Aromaterapia pode ser a melhor amiga da Mulher. 

Por entre a panóplia de Óleos Essenciais, destaco dez com particular benefício para a Mulher:

  1. Rosa (Rosa damascena) – promove a autoconfiança, o humor e a fertilidade; 
  2. Lavanda (Lavandula angustifolia) - acalma o stress do dia-a-dia; 
  3. Neroli (Citrus arantium) - relaxa e motiva;
  4. Sálvia esclareia (Salvia sclarea) – equilibra as hormonas; 
  5. Ylang-Ylang (Cananga odorata) - promove a líbido;
  6. Gerânio-rosa (Pelargonium graveolens) – equilibra as emoções;  
  7. Gengibre (Zingiber officinale) - menstruação e libido equilibradas; 
  8. Camomila romana (Chamaemelum nobile) - alivia traumas e acalma; 
  9. Hortelã-pimenta (Mentha piperita) - energiza em dias difíceis; 
  10. Bergamota (Citrus bergamia) - é antidepressivo e dá sol aos dias cinzentos

Sinergias Tensão Pré-Menstrual 

Estima-se que a tensão pré-menstrual afete 85% das mulheres. Sintomas como a irritabilidade, cansaço e alterações hormonais, são os mais comuns e todas nós, mulheres, passamos por este turbilhão de hormonas ‘’naquela altura do mês’’. 

Sinergias são misturas de Óleos Essenciais que pelas suas propriedades, quando misturados, constituem uma fórmula com efeitos específicos. 

É possível, por exemplo, fazer sinergias adaptadas a situações concretas: alergias, acne, enxaquecas, desequilíbrios hormonais... é possível adaptar as Sinergias à idade e à pessoa em particular.

Sinergia Tensão Menstrual 

  • 8 Gotas de Óleo Essencial de Lavanda (Lavandula angustifollia)
  • 8 Gotas de Óleo Essencial de Sálvia esclareia (Sálvia sclarea)
  • 8 Gostas de Sândalo (Santalum album) 

Coloque todos estes Óleos Essenciais num Roll on de 10 ml e encha o restante com um Óleo Vegetal de Grainha de Uva. 

Massaje a zona de baixo-ventre 2 a 3x ao dia nos 10 dias precedentes à menstruação ou quando necessário.

A Aromaterapia, se bem utilizada, para além de se tornar imprescindível na saúde da mulher, é uma terapia complementar que pode ser utilizada por todos os membros da família. Até os de 4 patas!  

Cada mulher é única, distinta e singular. E porque gostava de a conhecer melhor, convido-a a fazer o quizz ‘A Mulher’’ disponível no site do Instituto Português de Aromaterapia: https://institutoportuguesaromaterapia.com/quizz-tipo-de-mulher/

Autor: 
Liliana Santos – Instituto Português de Aromaterapia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik