Comece já hoje a prevenir

A doença coronária

Atualizado: 
28/06/2019 - 16:03
As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. A colesterolemia, o tabagismo e a hipertensão são os principais factores de risco que contribuem para o aumento da incidência destas doenças.
Estetoscópio e coração a ilustrar a doença coronária

Em Portugal, 70% da população tem colesterol elevado, 20% é fumadora e obesa, 40% é hipertensa, a maioria é sedentária (somos o país da União Europeia com menos praticantes de atividade física), o número de diabéticos tem vindo a aumentar consideravelmente e estamos a adoptar uma dieta cada vez menos mediterrânica. Tudo isto contribuiu para que as doenças cardiovasculares representem a principal causa de morte em Portugal (cerca de um terço).

O coração é um músculo cuja função é impulsionar o sangue a todos os pontos do corpo através das artérias. As artérias coronárias estão situadas na superfície do coração para alimentar o músculo cardíaco (miocárdio). As duas principais são a artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda. Esta última, por sua vez, compreende duas artérias secundárias muito importantes: a artéria descendente anterior e a artéria circunflexa. Cada uma destas artérias leva sangue a uma determinada zona do coração. As artérias coronárias saudáveis têm um interior liso flexível, que deixa passar livremente o sangue. Quando existem obstáculos à passagem de sangue no interior das artérias, existirão zonas do coração que não vão ser devidamente irrigadas. Esta disfunção é designada por doença coronária.

A doença coronária consiste no desenvolvimento de placas ateroscleróticas no interior das artérias coronárias. Estas placas são formadas por depósitos de gordura e de outras substâncias na parede das artérias coronárias, que estreitam a entrada dos vasos, impedindo a normal circulação sanguínea no seu interior e a correta irrigação dos tecidos do coração.

Fatores de risco da doença coronária

Para a formação de placas de aterosclerose nas artérias coronárias contribuem um conjunto de factores de risco, essencialmente relacionados com o estilo de vida. É possível influir e modificar alguns fatores de risco. Contudo, existem outros que não são modificáveis, mas, que também, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da doença coronária.

Fatores de risco modificáveis

Tabagismo, sedentarismo, stress, obesidade e excesso de peso, hipertensão arterial, hipercolesterolémia, diabetes mellitus.

Fatores de risco não modificáveis

Idade avançada, género masculino, história familiar.

Nós deixamos alguns conselhos:

Por tudo o que dissemos, comece já hoje a prevenir.

Se fuma…deixe de fumar; caminhe pelo menos 30 minutos por dia (contribui para a diminuição da tensão arterial, alívio do stress e melhoria do sono), reduza o consumo de sal…use ervas aromáticas; coma menos gordura e mais verdura; reduza o consumo de álcool; tome os medicamentos segundo as instruções dos profissionais de saúde…não os pare de tomar sem eles terem tomado conhecimento; seja positivo em tudo o que faz…faça novos amigos e faça o favor de ser feliz!

Continue no Caminho Para Um Coração Saudável…

Bibliografia: Texto elaborado a partir de publicações da Sociedade Portuguesa de Hipertensão: “7 dias do coração” (2013) e “Dia Europeu do Doente Coronário” (2012).

Artigos relacionados

Está na hora de deixar de fumar!

Controle a pressão arterial à mesa

Angina de peito

 

Autor: 
Maria Helena Junqueira - Enfermeira Graduada e Pedro Quintas - Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock