XI Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Decorre no dia 6 de Dezembro, entre as 9h e as 16h30, no Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o XI Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), este ano com o tema “O Acesso”. O Congresso decorre no âmbito do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, que se assinala no dia 4, e insere-se nas comemorações dos 30 anos da SPEM.
A apresentação do estudo “EMPower”, o primeiro estudo epidemiológico português com doentes de esclerose múltipla (EM) e cuidadores é um dos temas em destaque deste Congresso. Realizado pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em colaboração com a SPEM, o estudo pretende caracterizar o perfil sociodemográfico, clínico e terapêutico dos doentes, caracterizar o acesso aos cuidados de saúde, a utilização de recursos de saúde, estimar o impacto social associado ao tratamento da EM e caracterizar a qualidade de vida destes doentes.
O acesso à medicação, a consultas, à inovação terapêutica e o acesso a espaços físicos, eliminando as barreiras arquitetónicas são alguns dos temas que vão ser discutidos. No debate sobre o acesso, que decorre às 12h, participarão, além de médicos neurologistas, o Director Geral de Saúde, Francisco George, representantes do INFARMED, da Associação de Farmacêuticos Hospitalares (AFH) e do Centro Hospitalar de Lisboa Central. O debate será moderado por Marina Caldas.
Pode consultar o programa aqui.
Faça a sua inscrição aqui.