Vale a pena vacinar os rapazes contra o HPV? Com que idade?
O pediatra Paulo Oom considera que a vacinação de rapazes contra Vírus do Papiloma Humano (HPV) deve ser feita o mais cedo possível. "Sabemos que a vacina é mais eficaz se for feita em idades mais precoces", explica o pediatra à TSF.
Paulo Oom defende também que é uma boa ideia aproveitar as janelas de oportunidade. "Aproveitar outros momentos de vacinação, por exemplo, aos dez anos as crianças têm vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Vacinação e, tal como nas raparigas, a vacina foi introduzida nesta idade também aproveitando um momento que já é conhecido de toda a população, as vacinas dos 10 anos, portanto, aproveitando esse momento devemos vacinar os rapazes nessa idade também".
O pediatra acredita que a melhor forma de prevenir o vírus do papiloma humano é mesmo a vacinação. "A prevenção pode ser feita através do preservativo, mas sabemos que o preservativo não protege 100% dos casos de infeção por HPV e, portanto, aqui a vacinação tem um papel fundamental", explica Paulo Oom.
Desde 2008, a vacina está incluída no Plano Nacional de Vacinação das raparigas. Sabe-se que a vacinação dos rapazes pode conferir a proteção individual e a proteção indireta dos(as) parceiros(as) e, por isso, a Direção-Geral da Saúde já admitiu alargar a vacina aos rapazes.