Estudo

Vacina contra vírus Zika mais perto depois de sucesso de experiências com ratos

Experiências com dois tipos de vacinas diferentes mostraram-se eficazes na proteção de ratos infetados com o vírus Zika, um sucesso que constitui mais um passo no sentido da descoberta de uma vacina para humanos, revelou a Nature.

De acordo com um artigo publicado na página na Internet da prestigiada revista científica, as experiências mostraram que duas imunizações – uma delas com a inoculação de uma vacina produzida através de ADN e outra com a inoculação de uma vacina feita a partir da purificação de uma forma do vírus – resultaram numa completa proteção de ratos infetados com uma estirpe isolada do vírus Zika do nordeste do Brasil.

Os animais inoculados produziram anticorpos que reconheceram proteínas específicas do vírus e desenvolveram a proteção para o nível dos anticorpos desenvolvidos, de acordo uma equipa de cientistas norte-americana, liderada por Dan Barouch, professor no Center for Virology and Vaccine Research no Beth Israel Deaconess Medical Center da Harvard Medical School.

As experiências com modelos de ratos justificam algum cuidado com eventuais extrapolações sobre a eficácia da mesma abordagem em humanos, mas os resultados obtidos oferecem esperança no sentido da descoberta de uma solução para a prevenção da doença através de uma vacina segura e eficiente.

A infeção com o vírus Zika pode provocar problemas neuronais, incluindo a microcefalia, tendo levado a Organização Mundial de Saúde a declará-la uma emergência de saúde pública a nível global.

O desenvolvimento de uma vacina segura contra o vírus Zika é uma prioridade, mas há ainda um muito pouco conhecimento sobre os processos relacionados com a imunologia do vírus.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock