Urgências das Caldas da Rainha remodeladas
Em comunicado enviado à agência Lusa, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciou ter sido assumido pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, “o compromisso para, cumpridas avaliações prévias, avançar com as obras necessárias para o alargamento da urgência” do hospital das Caldas da Rainha, no concelho de Leiria.
Segundo o documento, o compromisso foi assumido durante uma visita de trabalho do governante ao hospital, que, em conjunto com as unidades de Torres Vedras e Peniche, forma o CHO.
Na reunião com o Conselho de Administração (CA), “foram abordadas as várias matérias da gestão hospitalar, do equilíbrio económico e financeiro, com realce para a actividade assistencial em geral e para o Programa de Prevenção da Gripe Sazonal”, segundo o comunicado.
Em concreto, acrescenta o documento, “foram analisados os principais desafios que se colocam ao CHO, entre os quais a necessidade de alargamento e requalificação do serviço de urgência médico-cirúrgica da unidade das Caldas da Rainha e a necessidade de reforço orçamental e do quadro de pessoal em várias áreas, nomeadamente em diversas especialidades médicas”, entre as quais a obstetrícia e a psiquiatria, cuja única médica pediu a exoneração da função pública.
De acordo com a administração do CHO, o ministro “foi sensível às diversas questões colocadas, perspectivando-se a possibilidade de a curto prazo serem desbloqueadas algumas das situações pendentes”, entre as quais o alargamento das urgências, cujo funcionamento foi considerado “caótico” pela Ordem dos Enfermeiros (OE).
A OE alertou, em março deste ano, para a permanência de cerca de 40 macas nos corredores do serviço que, em períodos de maior procura, não tem capacidade de internamento de todos os doentes.
No final de novembro foram criadas mais dez camas para internamento das urgências no Hospital de Peniche, mas, ainda assim, a administração reforçou ao governante a necessidade de alargamento do serviço, o que implica um investimento superior a um milhão de euros.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, e abrange, além destas, as populações de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra, servindo mais de 292.500 pessoas.