Dicionário de A a Z

Uréter

Atualizado: 
15/09/2014 - 11:59
Trata-se do canal excretor do rim com uma extensão entre os 25 e os 30 centímetros que parte do bacinete e se prolonga até à bexiga.
Uréter

As paredes deste canal são constituídas por uma camada fina de músculos que, ao contraírem-se, fazem com que a urina seja conduzida até à bexiga.

O uréter tem uma função de condução, transportando a urina desde o rim (existe um para cada uma destas estruturas) até ao local onde será armazenada até que seja possível ou necessária a micção, a bexiga. Este órgão é uma estrutura em forma de saco, com fortes paredes musculares, altamente elásticas, podendo albergar até cerca de 800 ml de urina.

O uréter apresenta um comprimento de cerca de 25 cm, descendo desde a pelve renal até à zona inferior do abdómen, onde penetra e se abre na bexiga, ao nível do óstio uretral.

Em termos de estrutura, o uréter é revestido internamente por um epitélio de transição, abaixo do qual se pode encontrar uma camada de tecido conjuntivo fibroelástico. A parede do uréter é formada por musculatura lisa, disposta em duas camadas, uma mais interna longitudinal e uma externa circular, surgindo, na zona proximal à bexiga, ainda uma terceira camada, longitudinal externa. A envolver externamente o uréter encontra-se outra camada fibroelástica.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock