Universidade de Vila Real com 12 ME para cinco projetos de investigação
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/dinheiro_notas_euro_2.jpg?itok=rcWNeRDj)
Os projetos, que contam com financiamento do programa “Norte 2020”, foram submetidos em parcerias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com instituições públicas e privadas.
“Trata-se de um conjunto de projetos estruturantes que, pela sua dimensão, irão mobilizar um conjunto vasto de recursos humanos internos e contratados, sendo por isso uma grande oportunidade para alavancar a investigação da UTAD e para a sua afirmação no âmbito regional, nacional e internacional”, afirmou, em comunicado, o reitor Fontainhas Fernandes.
O projeto “Interact” vai debruçar-se sobre as oportunidades e o potencial produtivo com base na economia local e regional, assentes na produção de carne e leite, vegetais, frutas, azeitonas, nozes, vinho, floresta e flora nativa e plantas medicinais.
Trata-se de uma “abordagem integrada” que visa implementar práticas de gestão que promovam o uso sustentável dos recursos existentes e aumentar a produção e a qualidade de produtos das principais culturas na região Norte, acrescentando-lhes valor.
A iniciativa envolve 70 investigadores da UTAD e vai proporcionar 40 ofertas de emprego científico.
O projeto “Deus ex Machina” propõe-se criar uma relação simbiótica dos seres humanos com a tecnologia para obter ganhos de eficiência em diversas áreas e alvos específicos, é coordenado pela Associação Fraunhofer Portugal Research e tem como parceiros a UTAD e as universidades do Porto e Minho.
Na UTAD, estão envolvidos investigadores do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), que vão monitorizar a atividade física em bombeiros e a atividade física e desportiva em crianças e jovens.
Enquanto os especialistas do Centro Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) vão desenvolver aplicações tecnológicas para agricultura que permitam também a disponibilização adequada da informação.
O Projeto “NanoSTIMA” é coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com participação do Instituto de Telecomunicações, da UTAD, através do CIDESD, e da Universidade do Porto.
Tem como objetivo explorar o desenvolvimento e a utilização de micro e nanotecnologias no processo de monitorização de parâmetros de saúde e bem-estar da população e envolve investigadores em ciências do desporto e em engenharias.
Os especialistas propõem-se desenvolver um programa inovador para enquadramento do processo de monitorização da atividade física e de programas de exercício físico em diferentes contextos.
Por sua vez, o projeto “Dourotur” pretende aumentar o conhecimento sobre a oferta e procura de produtos e serviços turísticos do Douro, avaliar as estratégias de comunicação e definir prioridades para o marketing digital.
O projeto tem como proponente o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD, implicará um conjunto de cerca de 20 investigadores integrados e irá contratar nove bolseiros.
Por fim, a Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho é um projeto multidisciplinar que envolve investigadores de diferentes especialidades (climatologia, solos, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia) e vai estudar as questões do solo e clima, viticultura, enologia e competitividade.
A investigação será articulada com as necessidades do setor vitivinícola, estando prevista uma comissão de acompanhamento exterior à universidade.
Este projeto irá permitir a contratação de 36 investigadores, reforçando as competências da UTAD na área da vinha e do vinho e visa projetá-las a “nível internacional”.