ARS

Unidades de cuidados na comunidade cobrem 82% da população do Centro

A Administração Regional de Saúde do Centro afirmou que foi atingida a meia centena de unidades de cuidados na comunidade, cobrindo agora 82,3% da população da região.

Com a abertura, neste ano, das unidades de cuidados na comunidade (UCC) de Mangualde e Vila de Rei, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) atingiu "a meia centena de UCC activas" nos 77 concelhos da região, representando um universo de cerca de um 1,7 milhões de habitantes, referiu a ARSC, em comunicado.

A ARSC frisou que, com a entrada destas duas unidades, passaram a haver mais de cem unidades funcionais (UCC e unidades de saúde familiar) nos seis agrupamentos de centros de saúde da região.

No início do ano passado, foi atingido "o meio milhão de utentes inscritos" nas unidades de saúde familiar (USF) na área de influência da ARSC, número que "aumentou ao longo de 2014", com a abertura de cinco unidades, estando de momento a funcionar 51 USF.

No comunicado, a Administração de Saúde do Centro referiu ainda que há 860 profissionais de saúde a operar nas USF, 310 dos quais médicos.

Nas UCC, "estão envolvidos 522 profissionais", entre enfermeiros, médicos, assistentes técnicos e operacionais, nutricionistas, psicólogos, técnicos de serviço social, fisioterapeutas e higienistas orais, informou.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock