Dia Mundial da Ajuda Humanitária – 19 de Agosto 2014

União Humanitária dos Doentes com Cancro presta anualmente cerca de 5 mil apoios

Para assinalar o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, que se comemora a 19 de Agosto, a União Humanitária dos Doentes com Cancro faz uma análise positiva dos já 15 anos que dedica ao apoio a doentes com cancro e seus familiares, ajudando cerca de 5000 pessoas por ano.

Vinculada ao lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos, que procura apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas.

No nosso país, a União foi pioneira na criação de 4 tipos diferentes de apoio a doentes com cancro: consultas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Ao todo a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) disponibiliza 16 valências multidisciplinares – apostando no apoio psicológico e social, domiciliário, hospitalar e médico.

Cláudia Costa refere que “O humanitarismo é o pilar de intervenção da UHDC que serve de minimizador do sofrimento dos doentes. O cancro pode ser uma doença traumatizante, pelo que é fundamental dotar os doentes e os seus familiares de informação clínica sobre a doença.” A especialista avança ainda que “o apoio dado pela UHDC não é unicamente informativo. Procuramos diariamente conseguir corresponder aos anseios e expectativas de todos os doentes oncológicos e seus familiares, pelo que o apoio emocional ganha um grande peso na nossa actividade”.

O cancro é a segunda principal causa de morte em Portugal e a primeira no grupo etário entre os 35 e os 64 anos. Prevê-se que as taxas de incidência de cancro podem aumentar cerca de 20%, até 2020.

Para mais informações: http://www.doentescomcancro.org/

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.