Estatística

Tumores no aparelho digestivo são os mais frequentes

A estatística dos casos acompanhados no IPO alterou-se significativamente ao longo de uma década. Entre 2002 e 2012 o cancro do colo do útero deixou de ser dos mais frequentes, no entanto há agora mais casos desta doença no aparelho digestivo.

Os tumores no aparelho digestivo passaram a ser mais os mais frequentes casos de cancro no IPO do Porto, representando 24% do total de casos de cancro, dá conta o Jornal de Notícias, citado pelo portal Notícias ao Minuto. No entanto, também a nível nacional o aumento se tem feito sentir, com especial incidência nos tumores no estômago, cólon e recto.

Em sentido inverso, o número de doentes com esta doença no colo do útero perdeu dimensão, uma vez que, segundo as estatísticas, era o segundo mais frequente em 2002. Os dados de 2012, indicam que a patologia que afecta as mulheres é agora apenas o oitavo da lista.

“Há mais hospitais a tratarem patologias oncológicas, o que pode levar a uma diminuição dos casos que chegam ao IPO, mas também é um sinal da eficácia dos rastreios”, sublinha Maria José Bento, responsável pelo Registo Oncológico do Norte, ao mesmo jornal.

Fonte: 
Notícias ao Minuto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock