Medidas comportamentais

Tratamento bronquite crónica

Atualizado: 
02/10/2014 - 15:36
Conheça as principais medidas adicionais ao tratamento da bronquite crónica para melhorar a sua qualidade de vida.
Tratamento bronquite

 

A bronquite crónica é uma doença que afecta de forma progressiva a capacidade funcional dos pulmões o que se vai repercutir sobre a mobilidade, a capacidade de esforço e a qualidade de vida dos doentes. Para melhorar a qualidade de vida os doentes devem adoptar estilos de vida saudáveis, adaptados à sua capacidade funcional.

1. Prática de exercício físico
Para melhorar a função dos músculos respiratórios o doente deve manter uma actividade física adequada à sua capacidade, aconselhando-se a prática de exercício aeróbico como a marcha ou andar de bicicleta, por períodos progressivamente crescentes, pelo menos três vezes por semana.

2. Exercícios respiratórios
A cinesioterapia respiratória (exercícios respiratórios orientados por um terapeuta) ensina a controlar a respiração e a respirar de forma mais eficaz, inspirando profundamente e expirando lentamente através dos lábios, o que melhora a capacidade física dos doentes.

3. Ingestão de líquidos
A ingestão frequente de líquidos para manter a hidratação é fundamental para que o muco permaneça fluído, facilitando a sua eliminação.

4. Ambiente despoluído
A exposição a substâncias irritantes inaladas deve ser evitada. O contacto com o ar livre é benéfico se a poluição atmosférica não for considerável. Deve evitar-se o contacto com todo o tipo de aerossóis e sprays como desodorizantes do corpo ou do ambiente, lacas, produtos de limpeza, etc. Os únicos aerossóis permitidos são os prescritos pelo médico.

Também deve ser evitado o contacto com produtos que produzam vapores irritantes como a lixívia, a amónia, o querosene, a naftalina e as colas. O ambiente de casa deve ser arejado, bem ventilado, possibilitando a renovação frequente do ar.

5. Vestuário confortável
O vestuário deve ser confortável sem acessórios apertados que dificultem a normal expansão do peito e do abdómen durante os movimentos respiratórios.

6. Alimentação equilibrada
A alimentação deve ser equilibrada, variada, com pouca quantidade de sal, açúcar e gorduras evitando o aumento do peso. As refeições devem ser fraccionadas (mais frequentes mas em pequena quantidade) pois uma refeição abundante dilata o estômago, comprimindo o diafragma e os pulmões e agravando a dificuldade respiratória. Além disso a digestão de refeições muito abundantes leva maior quantidade de sangue e oxigénio ao estômago, “roubando” oxigénio a outras partes do corpo.

7. Manter-se activo
Qualquer doença é afectada pelo estado psicológico do doente. Assim, o doente com bronquite crónica deve procurar manter-se activo, com hobbies adequados à sua capacidade física e o apoio de família e amigos. Se se sentir isolado ou deprimido devido à incapacidade causada pelo agravamento da doença deve procurar apoio médico e psicológico.

8. Adesão à terapêutica
A evolução da bronquite crónica depende essencialmente da adopção de estilos de vida saudáveis e da adesão ao tratamento médico. Doentes com sintomas parecidos podem necessitar de tratamentos diferentes e o uso de medicamentos sem indicação médica pode agravar a doença.

A medicação prescrita pelo médico deve ser cumprida com rigor para atrasar a progressão da doença. Se surgirem problemas com a medicação, como efeitos secundários ou dificuldade em adquirir os medicamentos, o doente deve informar o médico e não abandonar o tratamento."

Fonte: 
medicoassistente
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock