Mecanismo de defesa do organismo

Tosse

Atualizado: 
06/11/2014 - 16:42
A tosse é um sintoma da existência de uma constipação, alergia, ou algo mais grave. Não a ignore.
Tosse

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo que permite a expulsão de substâncias indesejáveis. A tosse não é uma doença mas um sintoma associado a um processo patológico. Ou seja, a tosse é um mecanismo natural de defesa contra agressões ao sistema respiratório. É a resposta do organismo a um estímulo químico ou mecânico dos receptores da mucosa aparelho respiratório superior. Em resposta a esse estímulo há uma contracção do diafragma, dos músculos abdominais e intercostais que originam uma rápida expulsão de ar, arrastando as partículas irritantes.

As causas da tosse podem ser várias, embora no outono e no inverno, a mais comum seja alguma doença infecciosa (viral ou bacteriana), a qual provoca principalmente tosse seca e com expectoração. No entanto, pode ter outras causas, como infecção,  Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), asma, insuficiência cardíaca congestiva, refluxo gastroesofágico, etc.

A tosse pode ser classificada quanto à sua duração de aguda – curta duração - ou de crónica - longa duração. A tosse pode ainda ser produtiva ou não produtiva, ou seja com ou sem expectoração.

A tosse produtiva (com expectoração) é protectora e facilita a remoção de partículas estranhas. Esta tosse não deve ser suprimida com antitússicos, mas facilitada com expectorantes. O uso de antitússicos levaria à acumulação de secreções e ao atrasar da recuperação. Habitualmente, a tosse não produtiva (seca) é a resposta a estímulos irritativos da faringe, laringe e vias respiratórias superiores e não tem efeito protector.

Em qualquer um dos casos, este sintoma deve sempre ser lavado a sério e deve-se procurar saber o que a causa. Se na maioira dos casos ela pode ser sinal de uma gripe ou alergia, noutros pode alertar para uma doença mais grave. Por isso, passar vários dias com tosse repetitiva, de causa pouco explicada, sentir um aumento da quantidade ou mudança de aspecto das secreções, apresentar rouquidão persistente e dores torácicas que dificultem a respiração são situações que deve ter em conta para consultar um médico.

Tratamento
O tratamento da tosse depende da causa e, se possível, deve-se sempre tentar tratar a causa da doença. Dependendo do tipo de tosse e qual a suposta origem utilizam-se vários medicamentos: a antitússicos ou a expectorantes/mucolíticos .

Também o tratamento não farmacológico deve ser tido em conta:

  • Beber muitos líquidos que ajudam a limpar asa secreções;
  • Evitar o álcool a cafeína e o tabaco;
  • Evitar esforçar a voz;
  • Humidificar o ambiente;
  • Fazer inalações de vapor ou vaporizações de água salgada;
  • Descansar.
Fonte: 
Sapo
farmacêutico.planetaclix
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock