Tomate
De formato normalmente arredondado, é um alimento rico em Licopeno, antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e que lhe dá a cor avermelhada. Ajuda a prevenir o cancro pois após a absorção pelo organismo permite reparar danos causados às células pelos radicais livres.
Além do Licopeno, o tomate é também rico em Vitamina C, E e A e ainda em minerais como por exemplo o ácido fólico, potássio e cálcio.
O potássio e a vitamina C nele contidos auxiliam no sistema imunitário e estimulam o metabolismo, actuando como diurético natural.
Quando na forma de sumo, o tomate ajuda ainda à digestão, não perdendo as suas qualidades ao ser transformado, esta é aliás uma das grandes vantagens deste fruto, apesar de transformado, não perde grande parte das suas características benéficas, ao contrário de outros alimentos.
De baixo valor calórico (100 gramas de tomate contém apenas 15 calorias), o tomate pode ser utilizado em dietas.
Existem vários tipos de tomate, italiano, cereja, sweet grape, italiano, holandês entre outros. É um alimento muito consumido na culinária mundial sob as mais diversas formas, saladas, sandes, em polpa, sumo e em preparos de molhos.
É de salientar que o tomate deve ser ingerido maduro pois é nesse estado que tem mais nutrientes e é menos ácido para o estômago.