Cuidados a ter

Toma de medicamentos na terceira idade

Atualizado: 
06/11/2014 - 16:43
A necessidade de tomar mais medicamentos aumenta com a idade. Devem, por isso, aumentar também os cuidados a ter.
Idosos medicamentos

Ser-se idoso não significa ser-se doente, mas o envelhecimento tem associados alguns riscos para a saúde, pelo que com alguma frequência o idoso pode ter mais do que uma doença e precisar de tomar vários medicamentos.

Os medicamentos ajudam-na a manter-se saudável. Podem ajudar a viver mais tempo e melhor. Podem também ajudar a gerir os problemas de saúde crónicos e a melhorar rapidamente. Contudo, quando não são usados com segurança, os medicamentos podem causar graves problemas de saúde – e por vezes, a morte.

A maioria dos medicamentos tomados é para controlar problemas de saúde crónicos, como a hipertensão ou a diabetes, mas também são tomados muitos medicamentos de venda livre, como analgésicos, vitaminas, minerais ou ervas naturais.

Conhecer os medicamentos que toma é o primeiro passo para garantir a sua segurança, pois se os tomar correctamente estará em condições de prevenir e identificar eventuais efeitos adversos. Isto porque, ao aumento no consumo de medicamentos corresponde uma maior probabilidade de aparecimento de efeitos adversos e interacções.

Certo é que a população acima dos 65 anos de idade tem um maior risco de problemas com medicamentos. Isto deve-se à combinação das alterações normais do envelhecimento, mas também ao facto de alguns medicamentos não funcionarem bem juntamente com outros, há-os ainda que não funcionam se forem ingeridos com alimentos, outros também podem ter efeitos secundários, tais como perda de memória, vertigens e dores de cabeça. Todos estes factores aumentam o risco de efeitos secundários perigosos. Saber mais acerca dos produtos que toma e controlar a sua utilização ajuda a prevenir problemas.

As alterações normais do organismo fazem com que os medicamentos funcionem de forma diferente à medida que se envelhece. Com a idade, os rins e o fígado estão menos capazes de lidar com o excesso de medicação no seu corpo. Pode também perder água e tecidos (principalmente músculos) e ganhar mais tecidos gordos. Estes factores podem afectar o tempo que o medicamento permanece no seu corpo e a quantidade que é absorvida. Os medicamentos no seu organismo podem ainda ser afectados pelo álcool, pela cafeína, pela dieta alimentar que esteja a seguir ou pelo tabagismo.

Medicamentos prescritos
Os medicamentos prescritos pelo médico devem dizer a quantidade de medicamento que deve tomar e com que intervalo os deve tomar. Deve seguir as instruções à risca para evitar efeitos indesejáveis.

Sigas as indicações:
- Não tome uma quantidade superior ou inferior à prescrita
- Não pare de tomar o medicamento antes de falar com o seu médico, mesmo que se sinta melhor. Alguns medicamentos levam mais tempo do que outros a atingir resultados plenos
- Tome os seus medicamentos regularmente. Mesmo que não sinta nenhuma diferença, pois muitos medicamentos preventivos, como, por exemplo, aqueles tomados para prevenção da osteoporose ou para a tensão arterial elevada, necessitam ser tomados com regularidade para serem eficazes
- Não partilhe os medicamentos prescritos com outras pessoas
- Faça uma lista dos medicamentos que toma e ande sempre com ela
- Assegure-se que todos os seus médicos (se é vista por mais do que um) têm a lista dos medicamentos que toma
- Não ingira o medicamento após expirar a data
- Torne os seus medicamentos como uma parte da sua rotina diária.
- Assegure-se que mantém os medicamentos fora do alcance das crianças.

É importante que se mantenha envolvido com os seus cuidados de saúde e que perceba a importância de seguir essas indicações. Por isso, antes de sair do gabinete do seu médico, certifique-se de que tem todas as respostas às seguintes questões relacionadas com o medicamento prescrito: nome do medicamento, para que serve, quantas vezes e como o deve tomar, por quanto tempo o deve tomar, o que fazer se se esquecer de o tomar, que efeitos secundários pode ter, se deve evitar algum tipo de alimento ou bebida enquanto o está a tomar, como deve armazená-lo ou se deve evitar algum tipo de actividades enquanto está a tomar esse medicamento.

Medicamentos de Venda Livre
Muitos produtos de venda livre podem ajudá-la a sentir-se melhor. Alguns deles são os mesmos produtos que o seu médico lhe prescreve mas em doses mais pequenas. Faça uma lista destes produtos e mostre-a ao seu médico em cada visita. Por vezes estes produtos podem causar alguns problemas com os medicamentos que o seu médico lhe prescreve. Leia o rótulo antes de utilizar os medicamentos de venda livre. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como funcionarão estes medicamentos com os outros que está a tomar.

Os medicamentos de venda livre incluem:
- Aspirina, ibuprofeno, paracetamol, ou outros medicamentos para as dores, dor de cabeça ou febre.
- Alergia, tosse ou medicamentos para a constipação
- Anti-ácidos
- Comprimidos para dietas
- Laxantes
- Comprimidos para dormir
- Vitaminas e minerais
- Produtos de ervanária ou "naturais”.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Menopausa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock