Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

Todos os profissionais devem ajudar a prevenir riscos nas unidades de saúde

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros alertou para a necessidade de todos os profissionais estarem envolvidos na gestão dos riscos nas unidades de saúde, tendo sempre presente a máxima de que é melhor prevenir do que remediar.

“É urgente que todos os envolvidos participem no combate ao risco diário a que estão sujeitos”, afirmou o Enfº Germano Couto, ao participar na sessão inaugural do VIII Encontro Ibérico de Enfermagem, a decorrer em Cáceres, Espanha,

Na sua perspetiva, trata-se de gerir de maneira eficaz os recursos para prevenir os acidentes e corrigir os processos que lhe estiverem associados.

“Profissionais informados são profissionais mais competentes e qualificados, capazes de prestar cuidados de qualidade à população”, acrescentou.

Para o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, quando se fala em segurança e gestão do risco não se pode pensar apenas nos utentes que frequentam as unidades de saúde.

“Também temos de pensar nos profissionais de saúde que estão em contacto com estes indivíduos e que são atores principais no contexto destas unidades”, salientou.

O enfermeiro – realçou – está sempre ao lado do cidadão, nos bons e nos maus momentos para prevenir a doença e promover a saúde e, nesse sentido, também é fundamental que a sua segurança não seja posta em causa.

O VIII Encontro Ibérico de Enfermagem, que tem como tema geral “A Segurança de Pacientes e Profissionais: Priorizar Objetivos, resulta de uma organização conjunta do Colegio Enfermería de Cáceres e da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros. A última edição, em 2013, decorreu em Leiria.

A sessão de abertura contou com a presença, além do Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, do Presidente do Consejo General de Enfermaría, Máximo González Jurado, e dos titulares de cargos governativos locais e regionais.

O encontro é compostos comunicações livres, posters e três mesas subordinadas aos temas “Gestão do Risco nos Cuidados de Enfermagem: Desafios Comuns”, “Mais Segurança, Mais Saúde: Experiências de Sucesso. Uma Visão Para o Futuro” e “Gestión de Riesgos en los Cuidados de Enfermería”.

Participam neste Encontro cerca de 4 dezenas de enfermeiros portugueses provenientes um pouco de todo o país, que se integram nos trabalhos como oradores ou meros participantes.

A sessão de encerramento, ao princípio da tarde de sábado, é presidida pela Enfª Isabel Oliveira e pela presidente do Colegio de Enfermería de Cáceres, Raquel Rodriguez Llanos.

Fonte: 
GCIC - Gabinete de Comunicação e Imagem da S.R. do Centro
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.