Envelhecimento

A tiróide no idoso

Atualizado: 
29/01/2014 - 09:34
Disfunções na tiróide também são comuns nos idosos. A coexistência de outros problemas de saúde pode dificultar o diagnóstico destas doenças. Saiba tudo.

Os problemas da tiróide são frequentes em pessoas com idade superior a 60 anos. Neste grupo etário podem ter uma apresentação e evolução particulares. Por esse motivo são, por vezes, de difícil diagnóstico.

O hipertiroidismo é comum nos doentes idosos e na maior parte dos casos os sintomas são típicos: nervosismo, palpitações, hipersudorese (excesso de transpiração), tremor e perda de peso, embora haja casos em que os sintomas sejam escassos. Nos doentes idosos a apatia e a falta de forças são sintomas frequentes.

O metabolismo aumentado associado à perda do apetite que condiciona uma perda de peso marcada, pode levar à suspeita de outros problemas clínicos como uma depressão ou mesmo uma neoplasia. No entanto, as análises ao sangue vão revelar um aumenta da concentração das hormonas tiroideias e níveis baixos de TSH.

O tratamento desta doença nos doentes idosos tem particularidades, devido à coexistência de outros problemas médicos/tratamentos. Por isso, o tratamento do hipertiroidismo no idoso pode variar entre o iodo radiocativo, administração de antitiroideus ou o uso de medicamento b-bloqueador que impede algumas da acções das hormonas tiroideias no organismo diminuindo a gravidade dos sintomas.

Raramente a cirurgia é indicada no tratamento do hipertiroidismo. Pode ser necessária no caso de um aumento marcado da tiróide com sintomas compressivos - dificuldade na deglutição ou na respiração.

O hipotiroidismo é muito frequente nos indivíduos idosos e o sinal mais precoce é um aumento da TSH. Estudos de grande dimensão populacional mostraram que 1 em cada 10 mulheres com mais de 65 anos tem um valor de TSH elevado. A grande maioria não tem qualquer sintoma, no entanto pode ser o início de uma falência da tiróide. É fundamental o seguimento regular destas situações.

Os sintomas mais frequentes são a falta de forças, lentificação, voz rouca, pele seca, aumento de peso, intolerância ao frio, surdez, cãibras, formigueiros, desequilíbrio na marcha, anemia, obstipação

Contudo, alguns dos sintomas de hipotiroidismo podem ser semelhantes ao processo de envelhecimento, daí, por vezes, a dificuldade de diagnóstico, uma vez que é uma situação que se instala muito lentamente, passando despercebida. Por isso, o diagnóstico do hipotiroidismo pode ser difícil com base apenas no exame físico.

As análises ao sangue revelam um aumento da concentração de TSH, com as hormonas tiroideias - T3 e T4 baixas. Pode haver apenas um aumento da TSH com T3 e T4 normais. Frequentemente são detectados anticorpos dirigidos contra componentes da tiróide. A presença de T3 e/ou T4 diminuídas com TSH elevada requer tratamento.

Fonte: 
medicosdeportugal.saude.sapo.pt
Grupo de estudos da tiróide
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock