Teste de diagnóstico rápido criado por investigadores franceses
Segundo o Comissariado para a Energia Atómica e Energias Alternativas (CEA), o teste, idêntico ao de gravidez, “poderá ser utilizado no terreno, sem necessidade de material específico, a partir de uma gota de sangue, plasma ou urina”.
Permitirá dar uma resposta “em menos de 15 minutos, para qualquer paciente que apresente sintomas da doença”, precisou num comunicado.
Criado por uma equipa do CEA, o teste foi validado por um laboratório de alta segurança do Instituto Farmacêutico Jean Mérieux em Lyon (centro-leste da França) para a estirpe que atinge actualmente a África Ocidental.
A sua fase de industrialização deve iniciar-se muito em breve através da empresa francesa Vedalab, líder europeia dos testes rápidos, segundo a agência France Presse.
Um protótipo estará disponível a partir do final deste mês para permitir a validação clínica no terreno, adiantou o CEA.
Os actuais testes de diagnóstico do Ébola, com base na detecção genética do vírus, levam em média um pouco mais de duas horas e têm de ser realizados exclusivamente em laboratório.