Terra dos Sonhos há 10 anos a realizar sonhos quase impossíveis
A 01 de junho de 2007, Dia Mundial da Criança, a associação de solidariedade sem fins lucrativos iniciava a sua missão de transformar em realidade sonhos quase impossíveis de crianças e jovens doentes ou institucionalizados e idosos.
Dez anos depois, o objetivo mantém-se: “Queremos continuar a cumprir a nossa missão que é muito focada na promoção da saúde emocional” junto do nosso público de missão, disse em entrevista à agência Lusa a diretora executiva da Associação Terra dos Sonhos, Mara Santos.
“Já realizámos mais de 625 sonhos e queremos realizar muitos mais”, mas têm que ser sonhos que “na cabeça daquela criança, jovem ou idoso seja a coisa mais impossível de realizar, que não estão mesmo à espera, para que tenha um impacto muito grande”, adiantou Mara Santos.
O que se pretende – explicou - “é desbloquear as impossibilidades, demonstrar que não há impossíveis e promover o bem-estar emocional, retirando o foco só da saúde física”.
Ao longo do tempo a associação, que começou com o projeto “Fábrica dos Sonhos”, foi alargando a sua área de atuação para “novos públicos”.
“Como a Terra dos Sonhos sempre se foi desafiando muito, percebeu que queria ir um pouco mais longe” e até mudou o lema de “Um sorriso vale tudo”, para “Sonhar não chega. É preciso mais”.
Foi neste contexto que nasceu há dois anos a UCIF - Unidade de Felicidade, a primeira unidade de saúde emocional a nível europeu, e a Casa dos Sonhos, um espaço que está aberto ao público com várias dinâmicas, como festas de aniversário, “conversas inspiradoras” e outros eventos.
Para celebrar o 10.º aniversário, a associação vai realizar o espetáculo “Terra dos Sonhos: O Musical”, entre 08 e 11 de junho no teatro Tivoli BBVA.
Criado e encenado por Matilde Trocado, o musical conta a história de Marta e Daniel, dois meninos que procuram a terra dos sonhos numa sala de espera de um hospital, num enredo que incide na busca pela esperança depositada nos sonhos e como vale a pena fazê-la.
A Terra dos Sonhos tem vindo a fazer parcerias com hospitais, instituições de acolhimento, que vão referenciando os seus utentes para a realização de sonhos, mas também com empresas e outras entidades que possibilitam a sua missão.
Este ano é “muito desafiante”, porque queremos renovar parcerias e angariar” novos parceiros, disse a responsável.
Desafiada a lembrar-se de alguns sonhos que a tenham marcado, Mara Santos lembrou uma festa de aniversário, na Casa dos Sonhos, de uma idosa que fazia 101 anos e que tinha o desejo de ir ao programa da Fátima Lopes, da TVI, e foi concretizado.
Segundo a diretora da associação, a grande maioria dos pedidos que chega para a realização de um sonho é concretizada.
“Nós acreditamos que os afetos que se trocam, a atenção que se dá e os sorrisos já fazem parte do caminho para a realização do sonho”, rematou Mara Santos.