Terapia Miofuncional
Através de técnicas terapêuticas diretas, esta especialidade visa o aumento da tonicidade muscular e da mobilidade orofacial, promovendo também o relaxamento e a coordenação da musculatura da cavidade oral.
A Terapia Miofuncional atua em articulação com as especialidades da Medicina Dentária, em particular com a Ortodontia e a Prostodontia.
Em muitos casos, e para que o tratamento ortodôntico seja totalmente eficiente, é fundamental que o mesmo seja complementado com a Terapia Miofuncional, o que permitirá resolver a origem do problema ortodôntico. A não intervenção da Terapia Miofuncional pode mesmo condicionar o retrocesso do tratamento ortodôntico ou ocasionar incómodos na Articulação Temporomandibular (ATM), bem como, a persistência de algumas das características associadas aos problemas ortodônticos, como sejam a posição entreaberta dos lábios, a projeção externa da língua, a deglutição atípica e a respiração predominantemente oral, normalmente associada a um défice da amplitude vocal.
Relativamente à intervenção na área da Prostodontia, o uso prolongado de próteses removíveis condiciona um conjunto de adaptações orofaciais inconscientes, que acabam por alterar as estruturas anatomo-fisiológicas, dificultando a adaptação à prótese fixa sobre implantes. A intervenção da Terapia Miofuncional após a colocação da prótese, permite ultrapassar as complicações de adaptação mais frequentes, entre as quais se contam a projeção exterior de saliva, dificuldades de mastigação e deglutição, excesso de estridência na produção de determinados sons e o cansaço muscular da Articulação Temporomandibular (ATM) e da base da língua.