14 de fevereiro - Dia Nacional do Doente Coronário

Stent For Life lança campanha de consciencialização

O dia 14 de fevereiro marca o Dia Nacional do Doente Coronário. Para assinalar esta data, a iniciativa Stent For Life volta a sensibilizar a população para os sinais e sintomas de enfarte do miocárdio e para as razões de se pedir ajuda rapidamente, através da Campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – o enfarte não pode esperar”, que se irá prolongar durante os próximos meses.

Dor no peito, por vezes com irradiação ao braço esquerdo, costas e pescoço, que pode ser acompanhada por suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são os principais sintomas de enfarte do miocárdio, aos quais muitos portugueses ainda não dão a devida importância. Os sintomas que, em norma duram mais de 20 minutos, podem ser também intermitentes, variando de pessoa para pessoa, podendo manifestar-se por falta de ar, fraqueza, sensação de indigestão e fadiga, sobretudo nas mulheres. Um enfarte do miocárdio pode não ser repentino. Ao invés, pode ocorrer gradualmente ao longo de vários minutos.

Conhecer e compreender todos estes sinais e sintomas permite ao doente e a quem o rodeia agir rapidamente e procurar ajuda médica. A rapidez é fundamental para o sucesso do tratamento, uma vez que a cada minuto que passa, o risco de morte aumenta.

A campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA – o enfarte não pode esperar”, integrada na Iniciativa Europeia Stent For Life (SFL), foi trazida para Portugal pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), que integra a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em 2011. O objetivo desta campanha é sensibilizar a população para os sinais e sintomas do Enfarte e para a necessidade de ligar rapidamente o 112, de forma a garantir que os doentes com enfarte agudo do miocárdio com supra ST tenham acesso ao tratamento indicado – a angioplastia primária – e a diminuir o número de mortes provocadas por esta doença.

A Campanha tem contado com a parceria de várias empresas de indústrias – farmacêutica, dispositivos médicos, energia – cadeia de supermercados, telecomunicações e salas de cinema, Ordem dos Farmacêuticos e algumas Câmaras Municipais. Desde 2011 várias atividades foram concretizadas, desde a distribuição de cartazes e folhetos educacionais nos centros de saúde, escolas e hospitais; à passagem de filmes de sensibilização em salas de cinema, farmácias e internet e, entre outras coisas, à criação de uma página numa rede social dedicada à Campanha com mensagens e ações de rastreio cardiovascular e sensibilização para o enfarte em locais públicos como centros comerciais, empresas, estações de serviço e na Assembleia da República.

Para avaliar a eficácia da Campanha foram realizados inquéritos nacionais, com a duração de um mês e com uma periodicidade anual, designados por Momentos entre 2011 (Momento zero) e 2016 (Momento 5). A principal conclusão que se tira é que a campanha “NÃO PERCA TEMPO. SALVE UMA VIDA. O enfarte não pode esperar” pode estar a chegar às pessoas, uma vez que durante o período de vigência da Iniciativa SFL em Portugal, se observou uma evolução positiva nos indicadores do “atraso do doente”. Ocorreu uma redução significativa dos doentes que recorreram aos cuidados de saúde primários como primeira forma de pedirem ajuda (de 20,3% no primeiro Momento, passou para 4,4% no Momento 5), ou que recorreram a centros sem cardiologia de intervenção (de 54,5% do primeiro Momento passou para 37,9% no Momento 5). Por outro lado, verificou-se um aumento daqueles que ligaram o 112 (de 35,2% passou para 46,6%) e aumentou o transporte dos doentes pelo Sistema nacional de emergência médica (INEM) para um centro com cardiologia de intervenção onde os doentes têm acesso ao tratamento por angioplastia primária (ICP-P).

De realçar que o “atraso do Sistema de Saúde” contudo, não sofreu alterações significativas ao longo deste período, e que estes resultados estão a ser tomados em conta na estratégia futura do SFL, designadamente no reforço dos atuais programas educacionais que visam melhorar o atraso do Sistema.

Esta Campanha, à semelhança de anos anteriores, irá ser divulgada através de pequenos vídeos, contando com o testemunho de várias pessoas a alertar para a necessidade de se ligar rapidamente o Número Europeu de Emergência. José Carlos Malato, figura pública que teve um enfarte aos 49 anos, dá o mote à campanha e é um dos embaixadores deste projeto.

 

 

 

Fonte: 
NextPower
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.