Sociedade Portuguesa de Oncologia disponibiliza área informativa sobre Ensaios Clínicos no seu site

Nesta secção do site da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) são apresentados os ensaios clínicos por área de tratamento de acordo com a indicação terapêutica: cabeça e pescoço, digestivo, ginecologia, hematologia, mama, pele, pulmão, sistema nervoso e urologia. É dada informação relativa ao tipo e descrição do ensaio e são disponibilizados os contactos dos centros de investigação, assim como o nome do investigador responsável.
Com esta nova funcionalidade, a Sociedade Portuguesa de Oncologia pretende aproximar as unidades de Oncologia aos centros de investigação clínica e facilitar o acesso dos doentes a estes estudos, que constituem para muitos a única possibilidade de beneficiarem de tratamentos que ainda não se encontram disponíveis fora deste contexto.
Este trabalho resultou de um enorme esforço da SPO e dos vários Centros de Investigação que cederam a informação.
Durante o último ano, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) recebeu 137 pedidos de autorização para ensaios clínicos, a maioria dos quais na área da Oncologia. Deste total, 123 foram aprovados, tendo sido envolvidas cerca de 12 mil pessoas nas diferentes fases da investigação.
No entanto, a taxa de realização de ensaios clínicos continua a ser muito baixa em Portugal quando comparada com a dos restantes países da Europa Ocidental. Em 2012, o número de ensaios por cada milhão de habitantes era pouco superior a dez, quando noutros países, como na Áustria ou na Bélgica, esse valor chegava aos 40 e 47, respetivamente.
Esta iniciativa insere-se nos objetivos da SPO para o presente triénio em que se procura contribuir ativamente na promoção da investigação em Portugal.