SNS vai contratar mais 315 médicos especialistas
A informação foi avançada na manhã desta quarta-feira no Parlamento por João Carvalho das Neves, presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, que foi ouvido na comissão de saúde, avança o jornal i.
A prioridade no recrutamento serão as especialidades em que existem mais carências e para instituições em zonas mais periféricas. Por agora, o novo mapa vagas não é público. Carvalho das Neves defendeu que é necessário alterar a política de “distribuição incorrecta” de especialistas que vigorou nos últimos anos, que diz ter contribuído para assimetrias regionais. “A partir de 2012 a contratação passou a basear-se em planeamento, procurando ir contra os interesses e preferências dos médicos mas indo ao encontro das necessidades da população.”
Este ano o Ministério da Saúde já autorizou hospitais e unidades de saúde a abrirem concursos para a contratação de 114 médicos de família e 437 médicos de especialidades hospitalares, vagas disponíveis apenas a especialistas formados este ano. Manuel Pizarro, deputado do PS, questionou esta política, que diz que a prazo poderá colocar problemas do foro legal. “Não percebo com que base se excluem médicos que terminaram o internato em 2012 de concorrer”, disse.
Após a autorização da tutela e de os mapas serem publicados em Diário da República, as unidades dão seguimento a concursos simplificados de acordo com as vagas que lhes sejam atribuídas. Os últimos mapas de vagas foram publicados em Agosto, estando a maioria dos concursos ainda a decorrer.