Ordem dos Enfermeiros

Simulação do voto eletrónico com elevada adesão no Centro

A Ordem dos Enfermeiros testou terça-feira a introdução do voto eletrónico na eleição dos órgãos sociais, e na Secção Regional do Centro a adesão foi elevada, ascendendo a cerca de 15% dos votantes reais das últimas eleições, realizadas há quatro anos.

“Decorreu normalmente e superou as expetativas. Esperava 100 ou 150 participantes, mas foram 385”, afirmou o enfermeiro Rui Cruz, Presidente da Mesa da Assembleia Regional, adiantando que há quatro anos os votos entrados nas urnas de inscritos na Secção Regional do Centro (SRC) foram de “cerca de 2700”.

Na sua opinião, este nível de participação num teste indicia uma “votação massiva” nas eleições para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Enfermeiros (OE) marcadas para 15 de dezembro.

Habilitados a exercer o direito de voto na Região Centro estão 14.484 enfermeiros.

“Este é um passo significativo para a promoção da participação ativa de todos os enfermeiros na vida da sua Ordem”, afirma a Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC, enfermeira Isabel Oliveira.

A dirigente espera que introdução da votação eletrónica aumente a adesão, considerando que a abstenção no último ato eleitoral rondou os 80 por cento.

“Este foi um compromisso assumido por nós para com os enfermeiros e que vemos, neste momento, concretizado”, acrescentou a enfermeira Isabel Oliveira.

Para o presidente da Mesa da Assembleia Regional do Centro, além de satisfazer um compromisso eleitoral, o voto eletrónico, ao permitir uma maior participação, faz com que os órgãos sociais vencedores tenham uma maior representatividade.

A Ordem dos Enfermeiros é a primeira organização deste tipo a introduzir o voto eletrónico na eleição dos seus órgãos sociais.

A simulação de votação eletrónica realizada pela OE teve como objetivo testar a plataforma informática, realizar formação interna sobre os procedimentos e familiarizar os membros com o processo.

Fonte: 
GCIC - Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.