Centro Hospitalar Cova da Beira - Unidade de Neuropsicologia

Sessões de apoio a cuidadores informais

Centro Hospitalar Cova da Beira retoma em Setembro sessões de apoio a cuidadores informais. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), através da Unidade de Neuropsicologia, está a dinamizar sessões de apoio aos cuidadores informais, com doentes dependentes a seu cargo, para explicar “Como Cuidar deles sem se esquecer de Si”. A primeira sessão, realizada no dia 4 de Agosto de 2014, contou com a participação de 18 cuidadores.

Na sessão participaram cuidadores informais identificados na Consulta de Neuropsicologia, mas o objectivo é alargar a participação a todos os cuidadores de doentes dependentes, independentemente do tipo de doença/demências ou acidente vascular cerebral.

“O objectivo é gerir as emoções, ajudar na resolução de problemas, procurando evitar que adoeçam, porque uma das consequências de ser cuidador é entrar em depressão”, afirma Soraia Ferreira, psicóloga do CHCB, e acrescenta “se o cuidador tiver o apoio necessário para lidar com a doença e gerir as suas próprias emoções, vai desempenhar melhor a sua tarefa e o próprio doente poderá ter melhor qualidade de vida”.

Ainda, segundo a neuropsicóloga Teresa Bordalo, coordenadora da Unidade de Neuropsicologia do CHCB, a maioria dos cuidadores informais são mulheres, sobretudo filhas, mães ou cônjuges que cuidam de doentes incapazes de se vestirem ou de se alimentarem sozinhos. “Os cuidadores sofrem um desgaste enorme e acabam, na maior parte dos casos, por se negligenciarem totalmente. Eles deixam de viver. Vivem em função do bem-estar da outra pessoa. Queremos por isso ajudá-los para que não se esqueçam deles próprios”, conclui a especialista.

O Centro Hospitalar Cova da Beira retoma as sessões de apoio a cuidadores informais em Setembro, com uma periodicidade mensal ou quinzenal. As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, podem ser feitas através do e-mail: [email protected] ou do telefone 275330000, com pedido de reencaminhamento da chamada para a extensão 10700.

 

Fonte: 
Portal da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock