Ébola

Serra Leoa prevê vir a descobrir numerosas novas vítimas

A Serra Leoa disse ontem que calcula vir a descobrir até 20 por cento mais vítimas do Ébola quando impuser o recolher obrigatório em todo o país, para encontrar doentes que têm de ir para o hospital.

O governo anunciou que a população de seis milhões deve ficar em casa, excepto em situações excepcionais, durante 72 horas a partir de 19 de setembro.

Mais de 20.000 voluntários irão porta-a-porta procurar pessoas com Ébola e retirar corpos, encaminhando os doentes para os cuidados médicos.

O centro governamental de operações de emergência para o Ébola disse que 10 áreas da capital Freetown foram assinaladas como “pontos quentes”.

“Vão ser instalados centros de isolamento, como escolas equipadas com camas, dado que calculamos uma subida de cinco a 20 por cento no número de casos durante esta operação para interromper a cadeia de transmissão”, explicou Steven Ngaoja, que dirige o centro, numa conferência de imprensa.

A epidemia do Ébola já matou perto de 2.300 pessoas em quatro países da África Ocidental. Na Serra Leoa, 500 pessoas morreram em perto de 1.400 casos registados desde maio.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock