Ordem dos Enfermeiros

Sensibilizar enfermeiros para notificação de reações adversas ao medicamento

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros realiza quarta-feira no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, em Aveiro, uma ação de sensibilização para a notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos.

A iniciativa decorre pelas 15:00 no Salão Nobre daquele centro hospitalar e será realizada em conjunto com a Unidade de Farmacovigilância do Centro (UFC), com sede em Coimbra, na AIBILI – Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem.

A Secção Regional do Centro (SRC) integra o Conselho Cientifico da UFC através da sua Presidente do Conselho Diretivo, Enfª Isabel Oliveira.

Com esta ação de promoção da notificação de suspeitas de reações adversas, pretende-se proporcionar aos enfermeiros noções gerais sobre monitorização de segurança de medicamentos em contexto clínico.

“Pelo tempo que passam junto dos doentes, os enfermeiros são os profissionais de saúde em melhores condições para detetarem precocemente as reações adversas a medicamentos (RAM)”, realça a Enfª Isabel Oliveira.

A comunicação das RAM – acrescenta - são um dos meios de aumentar a segurança dos doentes no que concerne especificamente ao uso do medicamento.

Para a Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC, esta ações de sensibilização têm por objetivo reforçar juntos dos enfermeiros o papel fundamental que desempenham na segurança dos doentes e incentivar à notificação das reações adversas.

Subordinada ao título “Sistema Nacional de Farmacovigilância – Noções gerais e atividade da Unidade de Farmacovigilância do Centro”, tem como objetivo promover a notificação espontânea de reações adversas a medicamentos (RAM) por profissionais de saúde.

“Sistema Nacional de Farmacovigilância”, “Reação adversa a medicamento (RAM)”, “Importância da notificação espontânea de RAM”, “Geração de sinais de segurança”, “Relação benefício-risco” “Como notificar RAM”, “Boletim de notificação”, “Portal UFC” e “Portal RAM”, são algumas dos temas da formação.

A Unidade de Farmacovigilância do Centro divulga trimestralmente um boletim informativo das suas atividades, com alertas de notificações de reações ao medicamente, que a SRC faz chegar aos 14 mil enfermeiros dos seis distritos que abrange.

Fonte: 
GCIC - Gabinete de Comunicação e Imagem da S.R. do Centro
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock