Semana Europeia da Vacinação 2015
Entre os dias 20 e 25 de Abril, celebra-se a 10.ª edição da Semana Europeia da Vacinação, organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – Região Europeia. O objectivo desta semana é aumentar a cobertura da vacinação, através da sensibilização para a sua importância, nomeadamente entre os pais, profissionais de saúde, políticos e meios de comunicação.
O tema deste ano é “Prevenir. Proteger. Imunizar” (“Prevent. Protect. Immunize.”) e alerta para a necessidade de imunização de todas as crianças, o que é considerado como um aspecto fundamental para prevenir doenças e proteger a vida.
O sucesso dos programas de vacinação implementados nas últimas décadas nos países industrializados levou a que a maioria das pessoas nunca tenha testemunhado os efeitos devastadores provocados pelas doenças transmissíveis evitáveis pela vacinação.
Por este motivo, algumas pessoas começaram a hesitar no momento de vacinar os filhos. Em alguns países, registou-se uma redução do número de crianças vacinadas o que conduziu ao reaparecimento de surtos de doenças consideradas quase eliminadas, como o sarampo, a difteria e a rubéola. Como consequência, muitas crianças adoeceram, foram internadas com complicações graves ou morreram.
De acordo com a Direcção-Geral da Saúde, Portugal tem tido excelentes taxas de cobertura vacinal, pelo que, até agora, o país tem estado protegido de surtos como os que têm surgido noutros locais da Europa e do Mundo. Em Portugal, o Programa Nacional de Vacinação assegura que as vacinas são administradas nas alturas da vida consideradas adequadas para dar o máximo de protecção, o mais cedo possível.